Steve Jobs afirma que iPhone 'não rastreia ninguém', diz site

Steve Jobs afirma que iPhone 'não rastreia ninguém', diz site

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

Usuários usam supostas informações de iPhones para fazer imagens por onde passaram (Foto: Reprodução)

  O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, teria respondido às acusações dos pesquisadores que alegaram que o iPhone e o iPad 3G atualizam constantemente um histórico de localização do usuário.

Segundo o jornal “ The Guardian ”, que publicou primeiramente a notícia, um leitor do site “ MacRumors ” teria enviado um e-mail ao Jobs, que respondeu dizendo que a Apple “não segue ninguém”. Segundo o jornal britânico, a troca de e-mails parece ser legítima, porém, a Apple não comentou o assunto.

A resposta de Jobs, que está em licença médica, teria sido enviada diretamente de seu iPhone. No e-mail, o leitor pede que Jobs explique a ferramenta de rastreamento do iPhone. “Talvez você pode esclarecer isso para mim antes que eu troque para o Android. Eles não me rastreiam”, teria dito o leitor. “Sim, eles rastreiam. Nós não rastreamos ninguém. A informação que está circulando é falsa”, teria dito Jobs na mensagem.     Arquivo das localizações

Os pesquisadores Alasdair Allan e Pete Warden afirmaram ao jornal "The Guardian" que o rastreamento feito pelos aparelhos da Apple criaria uma relação de todos os lugares onde o dispositivo já esteve. O arquivo também é copiado para o computador e para um novo iPhone ou iPad quando ele for sincronizado, retendo os dados armazenados pelo dispositivo anterior.

A coleta teria começado em junho de 2010, segundo os pesquisadores. A dupla criou um aplicativo para o MacOS X que encontra o arquivo e cria um mapa com os pontos mostrando onde o usuário esteve, de acordo com os dados coletados pelo iPhone. As coordenadas de latitude e longitude armazenadas são calculadas pelo celular usando os dados das torres de comunicação da operadora – que às vezes é menos precisa que GPS, mas gasta menos recursos do celular.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições