Supercomputador chinês lidera TOP500

Supercomputador chinês lidera TOP500

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

O supercomputador chinês Tianhe-1A foi eleito o computador mais veloz do mundo, de acordo com o Top500, organização que lista os computadores mais potentes do mundo.

A máquina tem capacidade de processamento de 2,507 petaflops (do inglês, flops significa operações de ponto-flutuante por segundo).   O Tianhe-1A conta com 14 336 processadores Intel Xeon, GPUs Nvidia Tesla M2050, 103 armários e pesa 155 toneladas .

Em segundo lugar aparece o Cray XT5 Jaguar, instalado no Departamento de Energia, em Tenesse, nos Estados Unidos. Ele é capaz de processar 1,75 petaflops medidos por meio do Linpack, software usado pelo TOP500 para fazer as medições.

O Brasil aparece na 29º posição com o Tupã, supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de Cachoeira Paulista, em São Paulo . Instalado em outubro deste ano, o supercomputador custou 23 milhões de dólares e é capaz de processar 258 teraflops.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições