Tailândia bloqueia acesso ao WikiLeaks

Tailândia bloqueia acesso ao WikiLeaks

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

As autoridades tailandesas bloquearam o acesso ao site WikiLeaks, especializado na divulgação de documentos confidenciais, alegando razões de segurança, anunciou o governo nesta quarta-feira. A medida foi tomada por unanimidade, e visa a prevenir agitação política depois da grave crise que quase levou a uma guerra civil e deixou 91 mortos e 1.900 feridos, explicou uma porta-voz do ministério da Informação tailandês. "O acesso a este site foi temporariamente suspenso, em virtude do decreto de emergência 2005", declarou.

As autoridades já bloquearam nos últimos anos dezenas de milhares de sites, acusados de insultar a monarquia, delito que pode ser punido com até 15 anos de prisão na Tailândia.

A crise política que dominou o país entre março e maio deste ano evidenciou a profunda divisão existente entre as elites de Bangcoc, próximas à família real, e as massas rurais do norte e nordeste do paísm que se sentem excluídas do poder político e econômico.

O WikiLeaks criou enorme polêmica e gerou indignação nas autoridades americanas depois de divulgar para a imprensa no fim de julho 77.000 documentos militares confidenciais sobre a guerra no Afeganistão.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições