Tecnologia 3D chega a fotos, vídeos, games, publicidade e até porta-retratos

Tecnologia 3D chega a fotos, vídeos, games, publicidade e até porta-retratos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Enquanto a CES 2010, feira realizada em Las Vegas , mostrou que vídeos em 3D chegariam à tela de TV da sua casa, a Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, agora vai além: indica que o próprio usuário poderá produzir essas imagens.

As últimas tendências na área das imagens em três dimensões foram reunidas em um espaço especial chamado Next Level 3D. São tecnologias que muito provavelmente estarão ao alcance do grande público até o final deste ano: sempre associada ao 3D, elas permitem tirar e visualizar fotos, assistir a vídeos ao vivo e ver publicidade pulando da tela em sua direção, por exemplo. Confira abaixo algumas das alternativas apresentadas durante o evento, realizado em Hanover, na Alemanha, até sábado (6).  

Faça suas fotos 3D

Se você quer tirar fotos e gravar vídeos em 3D, a Fujifilm já tem uma câmera capaz de realizar esta tarefa: a Finepix Real 3D. A câmera tem 10 megapixels de resolução e consegue criar o efeito de volume, pois possui duas lentes. Além disso, ela tira ao mesmo tempo fotos em três e duas dimensões.

Diante dessa tecnologia, a pergunta que fica é: depois de tirar essas fotos, onde será possível ver as imagens 3D? Para completar o pacote, a Fujifilm lançou também um porta-retrato digital, o FinePix Real, que não depende de óculos especiais para revelar o efeito. Basta fixar o olhar por alguns segundos na tela do dispositivo para que as fotos “saltem” da superfície. 

Cinema direto nos seus olhos

Outra novidade é o Cinemizer, da Zeiss: um par de óculos que reproduz as imagens 3D nas suas próprias lentes. Ele pode ser acoplado em iPhones, iPods e Playstation3. O único infortúnio é que, se você é míope, no estilo Mister Magoo (com grau acima de 3,5), precisará estar de lentes de contato para ver as imagens com perfeição. A repórter do UOL Tecnologia, sem os óculos de grau, só viu grandes borrões no Cinemizer.

3D ao vivo

As imagens em três dimensões não funcionam se apenas gravadas. Ao vivo, já é possível reproduzir vídeos com a impressão de volume, como mostrou a Nano Stream. A empresa desenvolveu um codificador que, aliado ao software, transforma em tempo real vídeos na resolução H.264, Flash, Mpeg-2 HD e WMV, sem ''engasgos'' na imagem. O detalhe é que são necessárias duas câmeras para poder captar os sinais de vídeo que serão transformados em 3D, além do uso de óculos especiais para ver o resultado final. Até mesmo duas webcams dão conta do recado.

Games saindo da tela

A Nvidia apresentou uma novidade para fanáticos por games, o 3D Vision. A empresa combinou software, tela especial e óculos para transformar automaticamente mais de 350 jogos em imagens em três dimensões. O jogador pode usar seu próprio PC, além d o mesmo aparato para assistir a vídeos e ver fotos em 3D

Publicidade pula na sua direção

O 3D já flerta com o mercado publicitário. Telas específicas para a inserção de anúncios em três dimensões pipocam na Cebit 2010. A Tridelity é uma das empresas que já tem televisores específicos para isso, com tamanhos que vão de 21'' até 57''. Um dos diferenciais dessas telas é que, por serem autoestereoscópicas, não necessitam de óculos especiais. Portanto, se estiver caminhando na rua, cuidado: algo pode saltar em sua direção.

Por: Ana Ikeda

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições