Tecnologia brasileira controla TV, cortina e luzes de casa com gestos

Tecnologia brasileira controla TV, cortina e luzes de casa com gestos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Tecnologia desenvolvida por brasileiros permite trocar os canais da TV e acender a luz da sala pelo movimento das mãos e sem controle remoto. Ao mostrar dois dedos para o aparelho de DVD, o usuário pode pausar um filme, por exemplo.

O software desenvolvido pela At Home, empresa brasileira de automação residencial da Telefônica, usa os movimentos do usuário para comandar equipamentos da casa. Uma câmera infravermelha capta os gestos das mãos e os transforma em ações, como ligar a luz, abrir a cortina e dar play no DVD.

“A câmera está conectada a uma central de automação. Baixar ou levantar a mão poderá diminuir ou aumentar a intensidade da luz”, explica Gabriel Carvalho Domingos, chefe de negócios da At Home. Os gestos são definidos e criados pelo usuário, que deverá ensinar os comandos ao software. “O cliente terá a flexibilidade de adaptar a solução para o seu dia a dia”, completa Domingos.

Ao mostrar dois dedos para a câmera infravermelha, a TV pausa o filme (Foto: Laura Brentano/G1) Para evitar que o usuário faça qualquer movimento e confunda os aparelhos, a At Home criou um comando que desliga o controle por gestos. “Se o cliente quiser ficar mais à vontade em casa, ele faz um simples movimento que o software vai entender que, a partir daquele momento, os gestos não serão mais interpretados como ações”. A princípio, todos os equipamentos que estão conectados a central de automação poderão ser controlados por gestos. Isso inclui TV, rádio, iluminação, persiana e ar-condicionado. “Estamos substituindo o controle remoto pela mão”, diz Domingos.

 Duas câmeras instaladas no ambiente são suficientes para captar os comandos sem interferência. Mas o limite de câmeras depende do cliente. “Se ele mora em uma casa e quer controlar os equipamentos a partir de qualquer ambiente, ele terá que instalar mais de 20 ou 30 câmeras”, explica Domingos. O comando por gestos será vendido pela At Home como um “upgrade” da automação residencial. Portanto, o cliente já precisa ter uma solução dessas em casa para pensar em controlar a casa por movimentos. O “upgrade” inclui uma câmera infravermelha e o software de comando por gestos, que é instalado dentro da central de automação. “Hoje em dia, qualquer residência pode ter automação residencial, pois trabalhamos com tecnologia sem fio. O impacto na infraestrutura da casa é mínima”, explica Domingos.

A At Home teve a ideia de criar o programa por gestos em janeiro deste ano. Logo depois, a equipe de Domingos começou a desenvolver o software com a ajuda de um parceiro. “Durante o desenvolvimento, contratamos um escritório de advocacia, em julho, para saber se teríamos condições de patentear a tecnologia”, conta. Ao receber o sinal verde, a Telefônica entrou com o processo na primeira semana de setembro. “Não encontramos outra solução como a nossa em nenhuma parte do mundo”, disse Domingos.

A companhia espera colocar o produto no mercado no primeiro trimestre de 2012. O preço final e a marca da solução ainda não foram definidos. “Primeiro nos preocupamos se era possível criar esse produto”, conta Domingos. “Agora, estamos conversando com incorporadoras para entregar apartamentos com automação residencial que incluem o comando por gestos”.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições