Tecnologia militar fabrica jaqueta sem desperdiçar tecido

Tecnologia militar fabrica jaqueta sem desperdiçar tecido

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

Dois ex-cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) aplicaram uma tecnologia produzida com fundos militares para a criação de uma casaco que não produz nenhum centímetro de tecido desperdiçado, criando a peça a partir de 12 partes diferentes, desenhadas por meio de um complicado algoritmo tridimensional.

Pode não ser a roupa mais bonita do mundo, mas é, talvez, a mais inteligente. Jonathan Bachrach e Saul Griffith receberam fundos do programa Programmable Matter da Darpa, a agência de pesquisas em projetos de defesa dos Estados Unidos. Segundo eles, a agência queria que eles devolvessem aplicações comerciais para a tecnologia.

De acordo com o site da revista Wired , o algoritmo dos dois ex-MIT transforma superfícies tridimensionais em painéis 2D, assim como aqueles utilizados para fazer "Paper Toys", só que um pouco mais complexos.

O Darpa Hoodie, como foi chamado por seus criadores, é formado por 12 painéis de nylon e de diferentes formatos, com alguns zíperes e detalhes em vermelho, para dar um toque mais fashion. O interessante é que, como cada pedaço de tecido é calculado matematicamente, o encaixe entre as 12 partes é perfeito, e nenhum centímetro de tecido é desperdiçado. Os geek-estilistas explicam um pouco do processo de desenvolvimento da jaqueta em um vídeo, disponível pelo atalho tiny.cc/wiida.

Para os mais interessados, o Darpa Hoodie pode ser adquirido no site da Betabrand (betabrand.com) por US$ 110, cerca de R$ 180, com envio para o Brasil. Das 100 unidades unidades inicialmente produzidas, já foram vendidas cerca de 60. Se houver grande procura, uma produção de maior escala pode derrubar os preços.

A Darpa, entretanto, ainda não se pronunciou sobre a criação de Bachrach e Griffith ou sobre suas possíveis aplicações militares.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições