Telescópio flagra estrela a 420 anos-luz

Telescópio flagra estrela a 420 anos-luz

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:23

Estrela com brilho azulado chama a atenção de astrônomos do European Southern Observatory (ESO). A “R Coronae Australis” está no centro de uma das mais próximas e ativas regiões formadoras de estrelas, uma nebulosa a 420 anos-luz na pequena constelação de Corona Australis. O retrato acima foi feito pelo Wide Field Imager (WFI), localizado em um telescópio em La Silla, Chile. Ele é uma combinação de 12 fotos tiradas com filtros vermelhos, verdes e azuis.

Esta é uma das muitas estrelas na região que, pro serem ainda muito jovens, estão rodeadas pelo gás e poeira que a originou. É justamente este gás que forma o brilho azul claro visto na imagem, formado pela reflexão do brilho da estrela em pequenas partículas de poeira.

A R Coronae Australis tem massa similar à do Sol, porém não emite luz ultravioleta o bastante para ionizar uma quantidade significativa do hidrogênio ao seu redor. Por isso, ela não brilha com as cores vermelhas características das regiões formadoras de estrelas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições