Televisores 3D e tablets serão destaque de feira IFA, em Berlim

Televisores 3D e tablets serão destaque de feira IFA, em Berlim

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

A IFA, maior e mais antiga feira de tecnologia e eletrônicos da Europa, começa esta semana em Berlim diante da expectativa de um fim de ano com um forte desempenho de vendas, especialmente no mercado de televisores.

"Os alemães vêm gastando muito ultimamente", disse Jeffry van Ede, um executivo do grupo de estudos alemão Bitkom.

As empresas que participam da IFA esperam ver esse mesmo comportamento entre consumidores em toda a Europa, e buscam negociar contratos com varejistas para os próximos meses e, principalmente, para a temporada de compras de Natal.

A feira, que abre ao público na sexta-feira, é considerada um termômetro do mercado de eletrônicos, e as coisas parecem estar melhorando. O volume de vendas durante a feria no ano passado foi de mais de 3 bilhões de euros, ultrapassando o recorde de 2008.

A associação alemã do setor de eletrônicos GFU, que organiza a feira, afirmou que espera que as vendas de eletrônicos no país, maior economia da Europa, chegue a pelo menos 25 bilhões de euros este ano, acima dos 24,3 bilhões registrados em 2009.

A Bitkom, que se especializa no setor de tecnologia, elevou suas previsões para as vendas de televisores na Alemanha para 9,6 milhões de aparelhos, e afirmou que a receita do setor deve saltar 11%, para 6,6 bilhões de euros, comparado com 2009, que foi um ano de recorde de vendas.

A estimativa de vendas para o mercado global de televisores é de 228 milhões de unidades.

As maiores fabricantes de TV como Sony, LG, Samsung e Panasonic devem apresentar ao consumidor seus modelos de televisão 3D na feira alemã, agora que a tecnologia já foi desenvolvida o suficiente para entrar de fato no mercado.

O grupo de estudos de tecnologia iSuppli espera que 4,2 milhões de aparelhos 3D sejam vendidos este ano, cerca de 2% do total das populares TVs LCD. A previsão é de que esse número chegue a 78 milhões em 2015.

Já para telas pequenas, os tablets são a principal atração da IFA.

Samsung e Toshiba devem apresentar na véspera da abertura oficial da feira seus aparelhos para concorrer com o popular iPad da Apple: o Samsung Galaxy Tab e o Toshiba SmartPad.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições