MENU

Toalhas de hotel ganham chip contra furtos

Toalhas de hotel ganham chip contra furtos

Atualizado: Quarta-feira, 20 Abril de 2011 as 2:26

Para muitos viajantes, roubar toalhas de hotel ou roupões é mais um passatempo do que um pequeno delito. Os hotéis, por outro lado, levam mais a sério. Tão a sério que alguns começaram a incorporar chips de radiofrequência, ou "tags RFID" dentro da roupa de banho para ajudar a evitar que "acidentalmente" os hóspedes encham as malas de "souvenirs" antes do check-out.

Os chips, projetados pela empresa sediada em Miami, Linen Technology Tracking, podem ser costurados diretamente em toalhas, roupões ou lençóis, e resistem até 300 ciclos de lavagem.

Se um item etiquetado deixar as instalações do hotel, o chip RFID dispara um alarme que irá imediatamente alertar os funcionários do estabelecimento e, no mínimo embaraçar o viajante. O sistema já gerou dividendos para um hotel de Honolulu, que afirma ter economizado cerca de US$ 15 mil desde a adoção do sistema em 2010.

Além do hotel no Havaí, apenas dois outros estabelecimentos começaram a etiquetar suas toalhas - um em Manhattan e outr em Miami. Todos os três, no entanto, optaram por permanecer anônimos.      

veja também