MENU

Touch rear, a alternativa ao touch screen, poderá vir com o novo PSP

Touch rear, a alternativa ao touch screen, poderá vir com o novo PSP

Atualizado: Terça-feira, 24 Agosto de 2010 as 10:27

O futuro das telas sensíveis ao toque pode estar, curiosamente, na parte de trás delas.

Citando o site de games Eurogamer, a revista New Scientist informou na segunda-feira (23/8) que a Sony trabalha numa versão do console portátil PSP cuja parte traseira é sensível ao toque.

Se a informação se confirmar - o que a Sony não fez até agora -, será a solução para um problema crítico de toda tela sensível ao toque: o bloqueio de visualização que ocorre sempre que o usuário precisa colocar a mão sobre a tela para realizar algum comando.

Soluções alternativas de controle que não prejudiquem a visão da ação na tela serão alguns dos temas de uma conferência que será realizada em Lisboa (Portugal), de 7 a 10 de setembro. Um grupo de seis pesquisadores – James Scott, Shahram Izadi, Leila Sadat Rezai, Dominika Ruszkowski, Xaiojun Bi e Ravin Balakrishnan – vai apresentar, em 9/9, o RearType, um método de entrada de textos que usa um teclado físico instalado atrás da tela.

A New Scientist lembra que a ideia não é nova: em 2007, Microsoft e Mitsubishi já trabalhavam em uma tela LCD transparente e portátil com painéis traseiros sensíveis ao toque. Noticiado em 24/8/2007 pelo IDG Now! , o projeto LucidTouch usava uma câmera acoplada na parte de trás para perceber os movimentos. À época, os pesquisadores admitiam haver sérias limitações para sua implantação em escala comercial.

A Mobile HCI 2010 - Conferência Internacional de Interação entre Homens e Computadores com Dispositivos Móveis terá como palestrantes Scott Jenson, designer líder de mobilidade na Google (e que trabalhou por anos na Apple); Josh Ulm, chege de experiência do usuário na Vodafone; e Patrick Baudisch, professor de computação do Instituto Hasso Platner de Berlim e ex-pesquisador da Microsoft Research.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também