Toyota tenta recorde com veículo movido a ar comprimido

Toyota tenta recorde com veículo movido a ar comprimido

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:26

A Toyota Industries Corporation apresentou em sua fábrica de Obu, no Japão, o triciclo que não precisa de gasolina, hidrogênio ou eletricidade para andar. O triciclo Ku:Rin utiliza somente ar comprimido. Com essa tecnologia, a montadora japonesa quer chegar ao Guinness World Records, o livro dos recordes, já que o carro atingiu 129,2 km/h em um teste realizado no dia 9 de setembro.

Toyota desenvolve carro movido a ar comprimido (Foto: Kyodo News/AP)

  O carro é chamado de Ku:Rin, por ser uma palavra derivada do japonês kanji para "ar" (ku) e roda (rin). O modelo mede 3,5 m de comprimento e 0,8 m de largura.

O “foguete” foi desenvolvido por cerca de 40 jovens técnicos no centro de pesquisa da companhia, aplicando a tecnologia de um compressor para ar-condicionados de carro. Ao invés de usar a energia mecânica para comprimir o ar, o compressor gera energia mecânica para roda o carro pela expansão do ar comprimido. Assim, o ar comprimido atua como um meio de armazenamento de energia assim como uma bateria em um carro elétrico.

Ku:Rin chega a 129,2 km/h, uma marca alta para um carro a ar comprimido (Foto: Kyodo News/AP)

  Além de fabricar automóveis, motores e componentes eletrônicos, o grupo Toyota é o maior fornecedor de compressores de ar condicionado de automóveis do mundo, com produção anual de 20 milhões de unidades.

O Ku:Rin não será produzido, mas serve como laboratório para o aprimoramento da tecnologa.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições