Trajetória do orkut acabará em setembro; veja

Fonte: TechtudoAtualizado: segunda-feira, 30 de junho de 2014 às 13:40
Orkut vai acabar em 30 de setembro de 2014; dados podem ser recuperados até 2016
Orkut vai acabar em 30 de setembro de 2014; dados podem ser recuperados até 2016

Orkut vai acabar em 30 de setembro de 2014; dados podem ser recuperados até 2016Sim, é verdade, o Orkut vai acabar. Segundo o Google, dono da rede social, o Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. A gigante de buscas adiantou o post oficial que será publicado no blog do Google ainda nesta segunda-feira (30) e respondeu algumas dúvidas que giram em torno de informações falsas que circulam na web sobre o caso. Usuários poderão exportar seus dados até 2016.

O Google justifica o fim com o sucesso de outras plataformas como YouTube, Blogger e Google+. A ideia é concentrar energias e recursos nestes produtos e não mais no Orkut - rede social que nasceu em 24 de Janeiro de 2004, cujo nome é o mesmo do seu desenvolvedor, o turco Orkut Büyükkokten.

O que muda?
Ainda de acordo com a gigante de buscas, até o fim de setembro, não haverá impacto para os usuários atuais. O objetivo é de que a comunidade possa se adaptar à transição para o Google+ com calma.

Todos poderão exportar as informações de perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout - que estará disponível até setembro de 2016. Não serão aceitos mais novos usuários logo que for oficializado.

Assinado por Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google, o comunicado entra no ar ainda nesta segunda-feira pro volta do meio-dia e lamenta o fim da rede social. "Foram 10 anos inesquecíveis", diz o Google. A rede social pede desculpas a quem ainda usa o Orkut regularmente com seus contatos.

Segue o comunicado na íntegra:

"Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram "redes sociais".
Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.
O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.
O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google.
Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições