MENU

TV digital alcança 46% da população brasileira, diz Anatel

TV digital alcança 46% da população brasileira, diz Anatel

Atualizado: Quinta-feira, 14 Abril de 2011 as 2:56

TV inteligente da Samsung (Foto: Laura Brentano/G1)

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta quinta-feira (14) que a televisão digital alcançou 45,98% da população brasileira. Conforme a agência, o Brasil possui, em operação, 102 emissoras com tecnologia digital, que atendem 87,7 milhões de pessoas em 480 municípios.

A expectativa da Anatel é que a cobertura da televisão digital no Brasil seja igual ou superior à analógica antes de 2016, ano em que está previsto o fim das transmissões analógicas.

A Anatel também divulgou que, a partir deste mês, os dados sobre a TV digital poderão ser consultados no portal da agência , em gráficos, tabelas e mapas, para mostrar a evolução da digitalização no país.

O Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) foi instituído pelo decreto número 4.901, de 26 de novembro de 2003, e implementado por meio do decreto número 5.820, de 29 de junho de 2006, que estabeleceu as diretrizes para a transição do sistema de transmissão analógica para o sistema de transmissão digital.

Consultas

Em abril de 2011, a Anatel colocará em consulta pública proposta de alterações dos planos básicos de TV Digital (PBTVD) para o interior dos estados do Amapá, Rondônia, Roraima, Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Em maio, serão submetidas à apreciação da sociedade as propostas de alterações do PBTVD para o interior dos estados do Rio Grande do Sul, Pará e Tocantins.

Em junho, a agência colocará em consulta pública as propostas de alterações do PBTVD no interior de Sergipe, Bahia, Paraná, Ceará e Rio Grande do Norte. Assim, a agência encerrará, em 2011, o ciclo de estudos e planejamento para a disponibilização de canais de TV digital em todos os municípios brasileiros.

As transmissões digitais tiveram início na cidade de São Paulo em dezembro de 2007, e hoje se estendem pela maioria das capitais brasileiras e por algumas cidades do interior.      

veja também