MENU

Twitter pode prever bolsa de valores

Twitter pode prever bolsa de valores

Atualizado: Quinta-feira, 21 Outubro de 2010 as 11:29

O estado de espírito do Twitter pode ser usado para prever as oscilações da Bolsa de Valores com até uma semana de antecedência.   Segundo uma pesquisa realizada pelo professor Johan Bollen, da Universidade de Indiana, nos EUA, a correlação entre as variações do humor dos usuários do microblog e os índices da Dow Jones foi de quase de 90%.

Para chegar a constatação, Bollen e seus pesquisadores analisaram mais de 9,8 milhões de tuítes, de 2,7 milhões de usuários, entre março e dezembro de 2008.

Após analisada, cada mensagem foi classificada em uma das seis categorias da pesquisa: calma, alerta, confiante, doce, vital e feliz.

Além disso, uma ferramenta de análise de humor online chamada OpinionFinder também mediu se o comportamento dos usuários era positivo ou negativo.

Com o cruzamento das informações, os pesquisadores traçaram uma linha do humor da opinião pública. Na sequência, compararam a linha com os índices do mercado de ações.

Segundo Bollen e sua equipe, o estado de espírito do Twitter pode prever os rumos do índice Dow Jones com antecedência de dois a seis dias com precisão de 87%.

O pesquisador não especifica em seu estudo se foram analisados tuítes de todo o mundo ou somente americanos. O período no qual a pesquisa foi feita foi tumultuado no mercado de ações, o que, rovavelmente, elevou o número de mensagens relacionadas ao assunto.    

veja também