UE lança investigação formal contra Google após queixas

UE lança investigação formal contra Google após queixas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

Autoridades regulatórias da União Europeia lançaram uma investigação formal nesta terça-feira contra o Google depois que vários fornecedores de serviços de busca online reclamaram que a empresa tem abusado de sua posição dominante no mercado.   "A Comissão Europeia vai investigar se o Google abusou de seu domínio no mercado de buscas online ao ter supostamente reduzido a classificação de resultados de serviços rivais", afirmou o braço executivo da UE em comunicado.

O Google informou em fevereiro que o site britânico de comparação de preços Foundem e o serviço francês de busca jurídica ejustice.fr reclamaram que o algoritmo de busca da companhia rebaixou seus sites porque eram rivais.

A empresa também afirmou que a Microsoft reclamou sobre os termos padrão e condições.

A Comissão disse ainda que vai também examinar alegações de que o Google criou obrigações de exclusividade com parceiros publicitários que os impedem de inserir certos tipos de anúncios rivais em seus sites, bem como com fornecedores de computadores e de software. O objetivo seria eliminar ameaça de ferramentas rivais de busca.

O braço executivo da UE também investigou supostas restrições à portabilidade de dados de campanhas de publicidade online para plataformas concorrentes de propaganda na Web.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições