Um ano após o lançamento, Windows Phone 7 tem 11,5 mil aplicativos

Um ano após o lançamento, Windows Phone 7 tem 11,5 mil aplicativos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

Um ano após o lançamento, o Windows Phone 7 oferece 11,5 mil aplicativos para smartphones que o utilizam. O número é pequeno se comparado com o iPhone, smartphone da Apple, que hoje conta com cerca de 300 mil aplicativos na App Store. De acordo com a Microsoft, a metodologia usada para contar o número de aplicativos é diferente dos concorrentes. Em 15 meses após o lançamento da primeira versão do iPhone, a Apple já oferecia 100 mil aplicativos.

De acordo com Bradson Watson, diretor sênior do Windows Phone, a Microsoft não inclui planos de fundo entre as categorias de aplicativos, não permite que aplicativos de outras plataformas "rodem" em seu sistema, não conta versões limitadas que permitem que o usuário experimente o aplicativo, nem versões do aplicativo em outros idiomas. "Nós temos processos e padrões para permitir que os usuários continuem baixando aplicativos de qualidade", diz Watson em mensagem no blog oficial.

Até agora, cerca de 36 mil desenvolvedores já se credenciaram para desenvolver aplicativos para a nova plataforma da Microsoft. Segundo a Microsoft, o número é ainda maior ao considerar o número de pessoas que baixaram o kit de desenvolvimento para Windows Phone 7, mas não se cadastraram. Em 12 meses, foram 1,5 milhão de downloads.

A Microsoft também tenta mostrar aos desenvolvedores que eles podem ganhar mais dinheiro desenvolvendo aplicativos para Windows Phone 7 do que para outras plataformas: do total de aplicativos disponíveis no Windows Marketplace, 7,5 mil são pagos e 4 mil são grátis. "Os clientes do Windows Phone baixam em média 12 aplicativos por mês por meio do Windows Marketplace", diz Watson.

Disponibilidade Já usado em aparelhos de diversas fabricantes, como Samsung e HTC, que já são vendidos na Europa e Estados Unidos, o Windows Phone 7 ainda não está disponível no Brasil. De acordo com a Microsoft, a empresa disponibilizará uma versão do sistema operacional em português até o final de 2011, quando o Windows Phone 7 receberá sua primeira grande atualização. Enquanto o sistema não chega, brasileiros já desenvolvem aplicativos para a nova plataforma.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições