Um toque brasileiro no ´Novo Twitter`

Um toque brasileiro no ´Novo Twitter`

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

 Na semana passada, o Twitter apresentou ao mundo a maior mudança na interface de seu serviço desde que foi criado, em 2006. Entre outras novidades, o site de mensagens curtas tornou ainda mais fácil acompanhar as discussões em andamento e passou a agregar conteúdo externo, como imagens e vídeos. Toda essa reformulação exigiu a dedicação por seis meses de uma equipe de 15 pessoas, e entre elas está um brasileiro, o designer paulista Vitor Lourenço, de 23 anos.

Apesar da pouca idade, Lourenço - @vl na rede de microblogs - já tem sete anos de experiência como designer de produto, com passagens pela TV Globo e pelo Yahoo!. Há dois anos trabalhando no Twitter, ele fez parte também da criação da interface anterior do serviço. Na entrevista abaixo, concedida ao site EXAME, ele fala sobre as novas mudanças do site, sua rotina de trabalho e promete mais novidades para breve.

EXAME - Como foi o processo de desenho da nova interface do Twitter? Quantas pessoas estiveram envolvidas e qual a sua participação?

Lourenço - Nosso time esteve trabalhando nessas mudanças durante os seis últimos meses. Fui um dos designers responsáveis pela nova interface. No total, 15 pessoas trabalharam full-time nas mudanças, mas toda a empresa esteve envolvida de alguma forma.

EXAME - Que objetivo vocês buscavam com a mudança? Era uma demanda dos usuários integrar ainda mais conteúdo?

Lourenço - O Twitter já é a melhor forma de descobrir o que está acontecendo no mundo. O objetivo deste redesenho é oferecer uma experiência mais fácil, rápida e rica - absorvendo outros tipos de mídia e facilitando a descoberta de conteúdos relacionados.

EXAME - Qual tem sido o feedback dos usuários nessas primeiros dias da mudança?

Lourenço - Até agora o feedback tem sido bastante positivo. A maioria dos usuários está muito contente com as mudanças. A outra metade mal pode esperar para ter o novo Twitter. Quem desejar compartilhar seu feedback, pode me enviar um reply para @vl que estarei lendo os comentários pessoalmente.

EXAME - Na rede, o pessoal está falando em uma "Facebookização" do Twitter. Você acha que com essas alterações, o Twitter pode estar mudando de foco?

Lourenço - Nosso foco é expor o que está acontecendo no mundo. O novo design introduz uma nova coluna, a qual possibilita a visualização de fotos, vídeos e outros conteúdos sem precisar sair do site. Além disso, é possível acompanhar as conversas entre outros usuários e descobrir Tweets sobre um mesmo assunto. Como a coluna é fixa na página, é possível executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

    EXAME - Há outras novidades sendo desenvolvidas para breve?

Lourenço - Sem dúvida. Minha rotina divide-se entre o design e implementação de novas funcionalidades e melhorias na experiência de uso do Twitter.

EXAME - Desde quando você trabalha no Twitter? Como foi parar aí?

Lourenço - Trabalho no Twitter há mais ou menos dois anos. Evan Williams (CEO do Twitter) conheceu meu trabalho disponível online e me convidou pessoalmente para juntar-me à empresa aqui em São Francisco, Califórnia.

EXAME - Qual era o seu trabalho antes de ir para o Twitter?

Lourenço - Comecei a trabalhar com meu próprio estúdio de design, e posteriormente fui contratado pela TV Globo, onde trabalhei durante 2 anos. Após isso, fui líder de Experiência do Usuário no Yahoo! e posteriormente me mudei para São Francisco para trabalhar no Twitter.

EXAME - Como é trabalhar no Twitter? Tem contato direto com Biz Stone e Evan Williams?

Lourenço - Sim, estou em contato direto com os fundadores. Trabalhamos em um ambiente ágil com poucas interrupções e espaço para concentração e foco, ao mesmo tempo em que temos um ambiente bastante descontraído. O escritório está localizado em San Francisco. Ali, temos café-da-manhã e almoço todos os dias, além de uma cozinha equipada com muitos snacks e bebidas.

EXAME - Hoje o Twitter está em processo de tradução para outros idiomas. Quando deve sair a versão em português do serviço?

Lourenço - Não estou trabalhando na tradução diretamente, e sim na interface que possibilita aos usuários contribuírem com suas traduções. Acredito que devemos lançar o Twitter em Português em alguns meses.

EXAME - Para você, o que é o Twitter?

Lourenço - Para mim o Twitter é uma rede de informação que possibilita qualquer pessoa descobrir o que está acontecendo no mundo em tempo real. É uma ferramenta única no que faz, e introduz um novo comportamento humano em nossa rotina. Acredito que o Twitter se tornou um meio de comunicação onipresente e indispensável nos dias de hoje.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições