United Airlines substitui manuais de voo por iPads

United Airlines substitui manuais de voo por iPads

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

A empresa americana United Airlines anunciou nesta terça-feira que se transformará na primeira grande companhia aérea a substituir os tradicionais manuais de voo em papel por versões em formato eletrônico, que seus pilotos poderão consultar em iPads. "O manual eletrônico é a próxima geração da aviação", justificou em comunicado o vice-presidente de operações de voo da United Airlines, Fred Abbott, que acrescentou que a versão eletrônica tem a vantagem de oferecer informação em tempo real durante todo o voo.

United Airlines indicou que entregará a seus pilotos e aos da Continental Airlines, com a qual se fundiu há um ano, 11 mil tablets com o aplicativo Jeppesen Mobile FliteDeck, que contém cartas de navegação interativas e informação sobre aeroportos locais, tudo a cores e alta resolução.

A companhia aérea afirmou que o papel que economizará reduzirá seu consumo de combustível em 326 mil galões (equivalente a 1,2 mil litros) ao ano e suas emissões de gases do efeito estufa em 3.028 toneladas no mesmo período.

"Cada iPad, que pesa menos de 600 g, substituirá aproximadamente 17,2 kg de manuais de operações de voo, cartas de navegação, cartilhas de referência, listas, cadernos e outros artigos que contém a bolsa do piloto", segundo United Airlines.

A companhia aérea também estima que cada um de seus pilotos gasta anualmente uma média de 12 mil folhas de papel, e o número total alcança 126 milhões de folhas ao ano.

Com seus novos tablets, "os pilotos poderão consultar rápida e eficazmente o material sem a necessidade de pesquisar milhares de folhas de papel, e terão mais espaço disponível dentro da cabine", ao mesmo tempo que "receberão as atualizações sem ter que esperar a sua impressão em papel e distribuição".

United Airlines assinalou que começou a distribuir os tablets há uma semana, e que todos os pilotos terão um antes do fim de 2011.

A companhia aérea saiu na frente da Delta na implementação deste sistema, pois vinha estudando os novos manuais digitalizados no produto da Apple desde que o aplicativo Jeppesen recebeu o sinal verde da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos em fevereiro.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições