Universitários russos criam dispositivo touchscreen mais potente do mundo

Universitários russos criam dispositivo touchscreen mais potente do mundo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

Um grupo de universitários russos criou o dispositivo touchscreen mais potente do mundo, capaz de reconhecer até 512 pulsações simultâneas em uma tela que lembra um ipad gigante.   "Muitos podem pensar que é um iPhone maior, mas fomos além e o aparelho não reconhece cinco ou dez pulsações paralelas, mas 512. Não existe outro dispositivo como este no mundo", afirmou Evgueni Nóvikov, um dos desenvolvedores do projeto, citado pela televisão russa "RT" em seu site.

Em comparação com o iPad, o "gadget" russo dispõe de 502 pontos táteis adicionais, embora as dimensões também sejam maiores, pois se assemelham às de uma mesa.

Desenhada por estudantes da Universidade de Kaliningrado (noroeste), a tela é mais sensível que o dispositivo da Apple e, inclusive, detecta objetos colocados sobre ela.

Só de deslizar um dedo sobre a mesa, é possível recriar o movimento das ondas do mar ou gerar um mapa em três dimensões.

Os estudantes desenharam o primeiro exemplar de teste em 2008, inclusive antes de algumas grandes corporações lançarem no mercado produtos com a tecnologia touchscreen.

"Agora conseguimos que nossa equipe não tenha as carências dos nossos concorrentes", disse o diretor do projeto, Anatoli Chúrikov, após assinalar que pretende reduzir o custo da produção do dispositivo para aumentar sua competitividade depois de lançado no mercado.

Alguns investidores já mostraram interesse pelo projeto e várias mesas touchscreen já estão instaladas em escritórios e empresas de Kaliningrado.

Entre seus principais concorrentes estão Microsoft Surface, cuja versão básica custa US$ 12,5 mil nos Estados Unidos e 11 mil euros na Europa, e o Lemur, da companhia francesa JazzMutan, a um preço de 2,4 mil euros.

Em escala menor, a Apple concorre com seu ipad, mas desde 2009 a empresa de Steve Jobs possui uma patente para desenhar dispositivos touchscreen de dimensões maiores.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições