MENU

Urna biométrica reconhece 93% dos eleitores

Urna biométrica reconhece 93% dos eleitores

Atualizado: Segunda-feira, 4 Outubro de 2010 as 11:41

Nos 60 municípios onde a votação ocorreu por meio da urna biométrica, 93% dos eleitores foram identificados com sucesso. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O município com maior número de identificações foi Piripiri, no Piauí, com 96,43% de reconhecimento. Em todo o país, as urnas com biometria não conseguiram identificar os eleitores por meio de digitais em 7% dos casos.

Os eleitores que não foram identificados pela impressão digital não deixaram de votar. Para eles, foi usado o sistema tradicional de identificação, baseado em documento de identidade com foto apresentado ao mesário.

A maior parte das ocorrências de dificuldade para realizar a identificação foi com eleitores idosos por causa das digitais que já estão desgastadas. A taxa de não reconhecimento é considerada baixa em todos os municípios.

Cerca de 1 milhão de eleitores foram identificados por meio do sistema biométrico em todos o país. A expectativa do TSE é para as eleições de  2018 todos eleitores já tenham acesso à tecnologia.

Postado por: Guilherme Pilão

 

veja também