Veja como evitar 12 dos golpes natalinos mais frequentes na internet

Veja como evitar 12 dos golpes natalinos mais frequentes na internet

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

A empresa de segurança McAfee revelou nesta segunda-feira (30) os 12 Golpes Virtuais Natalinos mais perigosos que os cibercriminosos começam a aplicar no período de festas de fim de ano.

De acordo com a pesquisa Relatório sobre Consumidores de 2009, realizada pelo instituto americano Estado da Rede, os cibercriminosos roubaram US$ 8 bilhões (R$ 14 bilhões) dos internautas nos últimos dois anos.

Jeff Green, vice-presidente sênior do McAfee Labs, explica que os criminosos virtuais aplicam seus melhores golpes durante as festas de fim de ano ''para roubar o dinheiro, as informações de cartão de crédito, os números de documentos e a identidade das pessoas''.

''Esses ladrões acompanham tendências sazonais e criam sites natalinos, golpes e outros e-mails convincentes que podem enganar até mesmo os usuários mais cautelosos''.

Conheça os 12 golpes mais comuns usados nesta época do ano:

1: Cuidado com doações

Durante as festas natalinas, os hackers aproveitam a generosidade das pessoas, enviando e-mails que parecem vir de organizações beneficentes legítimas. Na realidade, são sites falsos criados para roubar as doações, informações de cartão de crédito e identidades dos doadores.

2: Faturas falsas

Muitas vezes, os cibercriminosos enviam faturas e avisos de entrega falsos que parecer vir da Federal Express, da UPS ou do Serviço Aduaneiro dos EUA. Eles enviam e-mails aos consumidores solicitando informações de cartões de crédito para reembolso na conta, ou solicitam que os usuários abram uma fatura online ou um formulário da alfândega para receber uma encomenda.

Se a pessoa seguir as instruções, suas informações serão roubadas ou programas mal-intencionados serão instalados automaticamente em seus computadores.

3: Redes sociais

Os bandidos virtuais aproveitam este período do ano para enviar e-mails aparentemente autênticos de ''Solicitação de nova amizade'' de sites de redes sociais. Ao clicar nos links desses e-mails você pode instalar automaticamente programas mal-intencionados nos computadores e permitir o roubo de informações pessoais.

4: Cartões de Natal virtuais

Os cibercriminosos lucram com aqueles consumidores que preferem enviar cartões de Natal virtuais para ser ecologicamente conscientes. No último Natal, o McAfee Labs descobriu um vírus disfarçado de cartões virtuais da Hallmark e de promoções de Natal do McDonald's e da Coca-Cola. Anexos de e-mail com PowerPoints natalinos também são bastante usados. Cuidado com os links em que você clica.

5: Ofertas de joias

Há pouco tempo, o McAfee Labs descobriu uma nova campanha de Natal que leva os compradores a sites mal-intencionados que oferecem presentes de luxo ''com desconto'' das marcas Cartier, Gucci e Tag Heuer. Os cibercriminosos usam até mesmo logotipos falsificados para induzir os internautas a comprar produtos que nunca receberão.

6: Compre com segurança

A Forrester Research prevê aumento das vendas de Natal pela internet neste ano, em busca de promoções. Enquanto os usuários compram e navegam em pontos de acesso abertos, os hackers podem espionar a atividade deles para tentar roubar suas informações pessoais. Nunca faça compras pela web usando computadores públicos ou redes Wi-Fi abertas.

7: Sites natalinos falsos

Durante a época de Natal, os criminosos criam sites natalinos falsos para as pessoas que procuram toques de celular ou papéis de parede com temas natalinos, letras de canções de Natal ou um protetor de tela festivo. Baixar arquivos com temática natalina pode infectar um computador com programas mal-intencionados.

8: Golpes de emprego

Os golpistas estão à caça de pessoas desesperadas em busca de emprego em má situação financeira, com a promessa de empregos bem remunerados e oportunidades de lucros trabalhando em casa. Quando a pessoa interessada envia suas informações e paga sua ''taxa de inscrição'', os hackers roubam seu dinheiro em vez de dar continuidade à oportunidade de emprego prometida.

9:  Estelionato em sites de leilões

Muitas vezes, os golpistas ficam à espreita em sites de leilões durante a época de Natal. Os compradores devem ficar atentos a oportunidades em leilões que parecem ser muito boas para serem verdadeiras, porque, muitas vezes, essas compras nunca são entregues.

10:  Roubo de senhas

O roubo de senhas aumenta de maneira desenfreada no final do ano, pois os ladrões virtuais usam ferramentas de baixo custo para descobrir a senha das pessoas e distribuir programas mal-intencionados para gravar a digitação, conhecidos como ''programas de captura de digitação'' (ou keyloggers).

Quando os criminosos conseguem acesso a uma ou mais senhas, eles passam a ter acesso irrestrito às informações bancárias e de cartão de crédito dos consumidores e podem limpar as contas em minutos. Também é comum que eles distribuam spam da conta do usuário para seus contatos.

11: Golpes de banco pela Internet

Os cibercriminosos induzem os consumidores a divulgar seus dados bancários, distribuindo e-mails com aparência oficial, supostamente das instituições financeiras. Eles pedem aos usuários para que confirmem as informações das suas contas, inclusive nomes de usuário e senhas, avisando que elas serão bloqueadas se não seguirem as instruções.

Assim, é frequente que os criminosos vendam essas informações através de um mercado negro virtual. Nesta época de Natal, é comum que aconteça esse tipo de golpe já que as pessoas monitoram atentamente seus gastos e compras.

12: Sequestro virtual

Os hackers assumem o controle dos computadores das pessoas por meio de vários desses golpes, atuando como sequestradores virtuais, roubando os arquivos dos computadores e os tornando ilegíveis e inacessíveis. O golpista sequestra os arquivos do usuário e exige o pagamento de um resgate em troca da devolução desses arquivos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições