Veja como fazer a bateria de seu notebook e smartphone durar mais

Modo standby, brilho da tela ou uso de SSD. Aprenda como não ficar na mão

Fonte: Terra.comAtualizado: segunda-feira, 8 de setembro de 2014 às 17:47
Deixe os celulares configurados com a opção Brilho Automático para economizar bateria
Deixe os celulares configurados com a opção Brilho Automático para economizar bateria

Existe situação mais desagradável do que você estar na rua e seu celular alertar que só restam 10% de bateria? Ou quando você está no fim de um trabalho importantíssimo e surge o aviso que faltam apenas 5 minutos para o notebook desligar?

Na hora de comprar um aparelho, fique de olho na qualidade da bateria. Porém não deixe de tomar alguns cuidados. Veja algumas dicas para que sua bateria tenha maior duração.

Diminua o brilho da tela
Segundo o professor da Faculdade de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas Leandro Alonso Xastre, o brilho da tela é um dos fatores que mais influenciam no consumo de bateria. O recomendável é reduzir ao máximo essa configuração. Alguns computadores reduzem automaticamente o brilho quando não estão ligados à tomada.

No caso dos celulares, o ideal é deixar os aparelhos configurados com a opção “Brilho Automático”.

Desabilite qualquer recurso de comunicação
Quando não estiver usando, desligue redes de internet, wi-fi ou Bluetooth. Esses recursos utilizam energia ao procurar sinal, aumentando o consumo da bateria.

Utilize o modo standby
“O equipamento em standby não consome quase nada de energia”, explica o professor Leandro. Essa opção desliga o notebook enquanto ele não está sendo usado e restaura os aplicativos e janelas que estavam sendo usados quando ligado novamente. Mas lembre-se: essa opção não deixa de consumir bateria, porém em níveis muito menores.
O mesmo vale para celulares. Travar os aparelhos para que não realizem funções sem seus comandos é a melhor opção.

Evite ligar e desligar várias vezes os aparelhos
Toda vez que você inicia o notebook, é realizado todo o processo de inicialização de hardware e do sistema operacional. “Os atos de ligar e desligar o equipamento são momentos de alta atividade e, portanto, têm um alto índice de consumo de energia”, comenta Leandro.

Minimize o uso das unidades de CD/DVD
Só utilize CDs ou DVDs no notebook em casos de necessidade. Prefira assistir a filmes online, utilizar pen drivers ou HDs externos. O dispositivo utiliza um mecanismo para ler e manter o disco girando, assim como precisa deixar o laser em constante funcionamento. O resultado disso é o maior consumo de energia, prejudicando a bateria.

Evite usar acessórios USB
Todo dispositivo USB é alimentado pelo próprio notebook para funcionar, mesmo quando ele não está ativo. O ideal é deixar pen drivers, cartões de memória, modems 3G e outros dispositivos desconectados e só conectá-los no momento da utilização.

Troque o disco rígido por um SSD
O SSD, ao contrário dos discos rígidos, não possui nenhuma espécie de mecanismo mecânico, necessitando de uma menor quantidade de energia para funcionar. Além disso, como o mecanismo do HD possui atrito, ele gera calor, fazendo com que os sistemas de refrigeração tenham que trabalhar mais, também aumentando o consumo de energia.

“Se compararmos as especificações de consumo médio de um SSD focado em sistemas móveis e um HD de notebook, veremos que enquanto alguns modelos de SSD consomem em média 0,1W, alguns modelos de disco rígido para notebooks consomem em média 1,5W, ou seja, até 15 vezes mais”, explica Iuri Santos, especialista do Grupo de Recursos Tecnológicos da fabricante de componentes de informática Kingston.

Os ultrabooks mais modernos, que já possuem apenas SSD, têm consumo médio inferior a 10W quando ligados em atividades simples, como exibir uma página de internet, algum documento, apresentação ou planilha. Graças a isso, as baterias duram bem mais. “Se uma bateria com SSD dura até 8 horas, com um HD em teoria duraria até 6 horas e 48 minutos”, completa Iuri.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições