Veja como fazer uma 'faxina' no seu computador

Limpar os registros e reduzir os itens de inicialização são algumas maneiras de otimizar o PC e deixá-lo mais rápido

Fonte: Terra.comAtualizado: sexta-feira, 19 de setembro de 2014 16:03
Aumente a velocidade do seu computador fazendo uma faxina
Aumente a velocidade do seu computador fazendo uma faxina

Seu computador não é rápido como antes? Vive travando e dando erro? Às vezes o problema pode estar na “sujeira” do seu computador.

Com o passar do tempo, os computadores vão acumulando programas e arquivos que não servem, ou não são mais utilizados. O cientista da computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Adinovam Pimenta levantou algumas dicas para limpar a sua máquina e deixá-la mais rápida.

Antes de começar a fazer a faxina, Adinovam aconselha fazer uma cópia de segurança dos arquivos para evitar a perda de dados caso algum problema aconteça. “O ideal é que, ao final de cada dia de trabalho, faça-se uma cópia dos arquivos de trabalho”, explica. “Fazer backup dos dados não vai aumentar o desempenho do computador, mas assegura que você possa recuperar os seus arquivos no caso de alguma coisa acontecer com o seu computador”, acrescenta.

Veja o que você pode fazer para limpar o seu PC.
 
Limpe os registros
Os registros do computador são utilizados tanto pelos programas instalados, quanto pelo próprio sistema operacional. Eles armazenam algumas das informações necessárias para funcionarem corretamente.

Às vezes, mesmo desinstalados, alguns programas não removem suas entradas nesses registros, fazendo com que o funcionamento do computador fique um pouco mais lento.

Para solucionar isso, existem programas que examinam os registros do Windows e fazem uma limpeza. Adinovam sugere alguns. “Programas como Auslogic Registry Cleaner e o Wise Registry Cleaner são específicos para tratar os registros”, comenta. “Uma opção mais completa é o Slim Cleaner, que além de ter todos os recursos para atacar arquivos inúteis, ainda faz a limpeza dos registros e oferece opções para otimizar o funcionamento do Windows alterando algumas de suas configurações”, explica.

Desabilite itens de inicialização
Normalmente, ao ligar o computador alguns serviços são abertos mesmo sem o comando do usuário. Uma dica é sempre observar as opções do programa de instalação do software que você está instalando. Alguns perguntam algo como “deseja que o programa se inicie com o Windows?”. Caso não queira, é só selecionar a opção “Não”.

Outra dica é usar a janela de configuração do Windows para desabilitar esses serviços. No Windows 7, por exemplo, aperte simultaneamente a tecla que tem o desenho do logotipo do Windows e a tecla R. Na sequência digite MSCONFIG e clique em OK. Por fim, clique na aba “Inicialização de programas” e selecione os programas que irão abrir com o Windows. Veja o passo a passo na galeria abaixo.

Desabilite extensões
Geralmente usuários que assistem a filmes ou jogam na internet acabam instalando programas na barra de ferramentas do navegador, muitas vezes sem saber. Para desabilitar essas extensões, basta acessar o menu “Ferramentas” do navegador, localizar submenu “Barra de ferramentas” e tirar a seleção do item que quer remover. Em alguns casos, pode-se excluir a barra indo no painel de controle do computador: é só clicar em “Desinstalar um programa”, localizar o nome do programa nos itens instalados e, em seguida, desinstalá-lo.

Limpe o cache do navegador
Em cada navegador, a limpeza do cache acontece de uma forma. No caso do Google Chrome, por exemplo, basta clicar a tecla CTRL com a tecla H que o histórico de navegação irá aparecer. Você pode excluir o histórico selecionando a opção “Limpar dados de navegação”, escolhendo os itens que deseja apagar.

“Fazer somente isso não vai ajudar de maneira significativa o computador ficar mais rápido”, comenta Adinovam. Mas, pelo menos, deixará mais espaço livre na máquina.

Ajuste as configurações do PC
Geralmente as configurações que usam menos efeitos gráficos deixam o computador mais rápido. Para verificar o desempenho da máquina, clique com o botão direito do mouse em “Computador” e em seguida em propriedades. Na janela que se abriu, clique em “Configurações avançadas do sistema”. Na aba “Avançado”, vá em “Desempenho” e clique em “Configurações”. Em seguida, clique em “Ajustar para obter um melhor desempenho”. Para finalizar, clique em “Aplicar”, depois em “OK”. Veja na galeria o passo a passo.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições