Veja como tirar boas fotos da sua festa de Ano-Novo

Veja como tirar boas fotos da sua festa de Ano-Novo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

A noite de Ano-Novo é sinônimo de festa, confraternização e momentos muito agradáveis ao lado das pessoas próximas, sejam familiares, amigos, parentes, namorados. O que vale mesmo é aproveitar e, se possível, guardar não apenas na memória o que de mais interessante possa acontecer na virada do ano. A câmera digital amadora se torna uma ideia bastante simples e eficiente para guardar e compartilhar a comemoração por ser leve e compacta.

A fotógrafa profissional Cíntia Sanchez recomenda que o usuário fique de olho no momento de usar ou dispensar o flash, um assunto muito importante por se tratar de fotos em lugares escuros ou com pouca luminosidade.

''Tudo depende da intenção, do que se quer fotografar. O flash pode ser usados para retratos ou fotos simples de pessoas em uma festa, por exemplo. Também se usa para tirar fotos de produtos. O que vale é a criatividade''.

Mas antes de acionar o flash, o fotógrafo deve conferir o alcance da luz do flash, informação que acompanha o manual da câmera. Essa distância é importante para evitar fotos ''estouradas'' - quando a distância entre o assunto da foto e a câmera é pequena e a luz atrapalha a visualização na imagem final - ou desperdício desse recurso, nos casos em que a distância é tão grande que o flash não tem força suficiente para cumprir sua função.

Fogos de artifício

Não só apenas os profissionais da fotografia que conseguem registrar imagens dos fogos de artifício com qualidade. Por se tratar de acontecimento rápido, as luzes no céu proporcionadas pelos fogos devem ser capturadas com câmeras que permitam fotos com um índice alto de ISO (índice de sensibilidade à luz). Com isso, a câmera poderá funcionar em uma velocidade maior (disparo mais rápido da foto), evitando a foto tremida.

Os números do ISO variam de acordo com o modelo da câmera. Alguns aparelhos têm essa função automática e assim, deixa o fotógrafo com uma preocupação a menos.

Despreze o zoom digital e abuse do ótico, porque é ele que efetivamente aproxima o assunto fotografado sem perder a resolução do arquivo. O zoom digital é uma espécie de zoom do programa interno da câmera. Ele melhora a visualização na tela do aparelho, mas quando é usado, a imagem perde muita qualidade.

Cíntia conta que a preparação da festa, testar ambientes diferentes, inusitados e prestar atenção na iluminação de cada ambiente são dicas que resultam numa variedade maior de fotos. O mais legal das câmeras digitais é visualizar as imagens logo depois do registro e se algo der errado, basta apagar o arquivo.

''O negócio é experimentar. Testar diferentes ângulos e tirar a mesma foto de maneira e com recursos variados de acordo com a câmera de cada um''.

Por André Sartorelli

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições