Veja o novo smarth da Nokia com 4G e memória 'gigante'

O Lumia 635 é um smartphone com Windows 8.1 e que se encaixa na categoria de aparelhos intermediários. Possuir Internet 4G compatível com a rede brasileira e suportar cartão de memória expansivo de até 128 GB são seus principais atrativos.

Fonte: TechtudoAtualizado: quinta-feira, 25 de setembro de 2014 às 13:24
Detalhe da conectividade 4G no Lumia 635
Detalhe da conectividade 4G no Lumia 635

O Lumia 635 é um smartphone intermediário da Nokia que chega ao Brasil para concorrer com o Moto E. O aparelho foi anunciado em maio deste ano e é uma espécie de nova versão do Lumia 630, só que com apenas um chip e sem TV. A companhia finlandesa promete que o diferencial do aparelho será uma Internet 4G extremamente rápida. O Lumia 635 será vendido exclusivamente pela Claro, a partir de R$ 549, desbloqueado. Preço bom, boas promessas. Mas será que o investimento vale a pena? Confira agora no nosso review.

Design

O visual do Lumia 635 é, no geral, um ponto positivo para o aparelho. Bonito, elegante, leve e clean, do tipo que agrada fácil. Ele está disponível nas cores branca, preta, laranja, amarela e verde. Muito fino, mede apenas 9,2 mm.

O material plástico do Lumia 635 é fosco, o que confere mais beleza ao aparelho e evita as famosas e chatas digitais que insistem em marcar muitos smartphones. Por outro lado, parece que qualquer mancha ficará eternamente no material poroso, principalmente se o modelo escolhido for o branco. 

É fácil remover a parte traseira para tirar a sua bateria, colocar chip ou cartão de memória. Na verdade, a impressão que dá é que esse procedimento é fácil até demais e que a qualquer tombo o aparelho vai desmontar. Ressaltamos que essa é uma impressão, visto que durante nossos testes não aconteceu nenhum acidente semelhante.

No quesito tamanho, ele é um pouco maior que o concorrente da Motorola: possui 129,5 mm de altura por 66,7 mm de largura. Apesar disso, encaixa bem na mão e é consideravelmente menor do que outros tantos gigantes do mercado.

Os botões do 635 confirmam a ideia de visual clean. Aqui tudo é muito simples, discreto e você certamente não vai se perder. Eles são dois. Basicamente, com o botão maior será possível alterar o volume do aparelho. Com o outro, ligar e desligar, além de bloquear e ativar a tela. As demais funções e necessidades do usuário são cumpridas com a tela touchscreen.

Tela

O Lumia 635 conta com uma tela de bom tamanho, de encher os olhos: são 4,5 polegadas. A tecnologia LCD IPS completa essa beleza, proporcionando uma imagem mais ampla e colorida. A regulagem do brilho e a saturação das cores também não deixam a desejar, é tudo muito prático.

Apesar disso, a experiência com a tela pode se tornar um pouco frustrante e diminuir esse amor. Isso porque a resolução de 480 x 854 pixels deixa muito a desejar. Hoje, já é possível encontrar aparelhos com preço semelhante, mas com resoluções muito superiores. É o caso do Moto E e do Moto G.

Desempenho 

O Lumia 635 possui processador quad-core de 1,2 GHz (Qualcomm Snapdragon 400), 512 MB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno. Como o Windows Phone é leve, as configurações são suficientes para rodar o sistema sem grandes engasgos. 

A grande sacada é que o aparelho suporta um cartão de memória expansivo microSD de até 128 GB. Assim, caso você decida investir em memória, não irá faltar espaço para armazenar aplicativos, fotos, músicas e o que mais desejar. Se o usuário escolher ficar só com os 8 GB, tudo bem. O Windows Phone 8.1 é um sistema relativamente leve e rodou bem durante os testes, sem travar em nenhum momento. Além disso, também são disponibilizados 7 GB de armazenamento gratuito em nuvem.

A bateria também se saiu bem. Para os que usam o aparelho com mais frequência, é possível passar um dia com o Lumia 635. Para os moderados, dá para ir além. Um dia e meio, quem sabe até mais.

A conectividade é o forte do aparelho. Wi-Fi, GPS e Bluetooth, como mínimo esperado, não faltaram. Mas o diferencial do aparelho está na Internet 4G, que funcionou muito bem. O que muitas vezes deixa a desejar é o serviço e cobertura oferecido pelas operadoras, mas essa já é outra discussão. Internet 4G do Nokia Lumia 635: ponto para a Nokia.

Falando em Windows Phone, o sistema operacional se encontra em um bom momento. Ele finalmente conseguiu se aprimorar para tentar competir com Android e iOS. A versão 8.1 tem interface mais agradável e parece estar mais inteligente. Os diversos aplicativos que já vêm instalados no aparelho também são interessantes.

Apesar disso, o número de apps disponível para download ainda é pequeno se comparado aos sistemas operacionais concorrentes. Não podemos negar que programas mais populares, como Facebook e Instagram, por exemplo, já podem ser utilizados pelo sistema, mas a discrepância entre ofertas nas lojas ainda é grande.

Câmera

A câmera certamente é um dos aspectos mais frustrantes do aparelho. Fora da tendência das selfies, o Lumia 635 possui apenas câmera traseira. Ela possui 5 megapixels com gravação HD, mas sem flash A câmera até se sai bem, mas não faz jus à fama de top das câmeras carregada pela Nokia.

Para compensar um pouco, o aplicativo de câmera dispõe de modos diferentes de disparos e o modo profissional possibilita ajuste do ISO, abertura e velocidade do obturador, o que pode ajudar a melhorar um pouco a qualidade das imagens.

Custo-benefício

O Lumia 635 é mais uma alternativa lançada no mercado pela Nokia para quem deseja ter um smartphone que funcione bem e tenha um bom preço. É claro que não ele não é o celular indicado para o usuário que deseja explorar ao máximo a tecnologia em suas mãos, mas isso justifica o seu preço.

Se ele peca por sua câmera ou por só ter um chip, ganha na beleza e no 4G. Então vale a pena comparar. Se você faz o tipo estabanado, que deixa tudo cair e vive com a mão suja, talvez ele não seja o aparelho para você. Mas se você não quiser gastar muito e ter um aparelho para navegar bem na Internet e com bastante memória, sinal verde! Avalie os preços, os prós e os contras, o seu perfil de usuário e seja feliz na sua escolha.










Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições