Vencedor do Nobel morreu três dias antes do prêmio

Vencedor do Nobel morreu três dias antes do prêmio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

O cientista canadense Ralph Steinman, 68 anos, que foi anunciado nesta segunda-feira como um dos vencedores do Prêmio Nobel de Medicina por seu trabalho pioneiro sobre o sistema imunológico faleceu na sexta-feira, vítima de um câncer de pâncreas.   "Steinman faleceu no dia 30 de setembro", anunciou a Universidade Rockefeller em um comunicado.

"Ele foi diagnosticado com câncer de pâncreas há quatro anos, e a vida dele se prolongou graças à aplicação de uma imunoterapia à base de células dendríticas que ele mesmo criou".

Steinman foi premiado em conjunto com o americano Bruce Beutler e com o francês, nascido em Luxemburgo, Jules Hoffmann.

O trio foi premiado por seus trabalhos sobre o sistema imunológico, que permite ao organismo humano defender-se das infecções, abrindo novos caminhos na luta contra o câncer e outras doenças.

O comitê de Medicina do Nobel não sabia da morte de Steinman. As regras não permitem uma premiação póstuma, mas o diretor do comitê, Goeran Hansson, disse que a decisão será mantida.

Hansson, diretor da Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, afirmou que o comitê havia acabado de ser informado sobre a morte do cientista.

"Nós acabamos de receber a informação. A única coisa que podemos fazer agora é lamentar que ele não tenha tido a oportunidade de aproveitar", disse Hansson à agência sueca TT.

"Nós não escolhemos novos vencedores, esta foi nossa decisão".

"Como será feito na prática para entregar o prêmio é o que temos que discutir", completou.

"A Universidade Rockefeller está encantada que a Fundação Nobel tenha reconhecido Ralph Steinman por suas descobertas seminais sobre a defesa imunológica do corpo", afirmou o reitor da universidade, Marc Tessier-Lavigne.

"Mas a notícia é um pouco amarga, já que nós soubemos nesta manhã da família de Ralph que ele faleceu há alguns dias, depois de uma longa batalha contra o câncer. Nossos pensamentos estão com a esposa de Ralph, seus filhos e família", concluiu.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições