MENU

Vendas de PCs no mundo crescem mais de 15% no 4º trimestre

Vendas de PCs no mundo crescem mais de 15% no 4º trimestre

Atualizado: Quinta-feira, 14 Janeiro de 2010 as 12

As vendas globais de computadores dispararam no quarto trimestre de 2009, ajudadas pelas fortes vendas de laptops de baixo custo no final do ano nos Estados Unidos. Os resultados coroaram um ano em estilo montanha russa para o mercado de PCs, que começou mal mas mostrou melhoras firmes e conseguiu registrar crescimento comparado a 2008.

De acordo com uma pesquisa trimestral divulgada na quarta-feira, dia 13, pelo grupo de pesquisa IDC, o mercado de computadores pessoais subiu em 15,2% no período de outubro a dezembro, para 85,8 milhões de unidades.

O grupo de pesquisa Gartner registrou avanço ainda maior, de 22,1%, no período. Grandes fabricantes de computadores como Hewlett-Packard, Acer e Lenovo Group registraram fortes altas.

As empresas de pesquisa afirmaram que as vendas fortes e continuadas de laptops e netbooks de baixo custo no último trimestre de 2009 e a grande contração nas vendas um ano antes contribuíram para o forte avanço nos embarques de computadores, sobre 2008.

Jay Chou, analista da IDC, destacou o forte crescimento no mercado dos Estados Unidos, alimentado, segundo ele, por cortes de preços que começaram ainda mais cedo do que no ano anterior. Chou afirmou que os consumidores continuam a gravitar na direção de máquinas de menor custo. "Por US$ 400 ou US$ 500, elas não representam porção elevada da renda pessoal, mesmo em uma economia como a atual", disse.

As vendas de computadores pessoais subiram 25% nos EUA, resultado forte, mas que ficou atrás do crescimento visto na Ásia. O crescimento das vendas também retornou na Europa, que vinha mostrando resultados fracos durante o ano todo.

Mikako Kitagawa, analista do Gartner, disse que os resultados indicam "a recuperação do mercado de computadores em nível mundial". As vendas gerais subiram em 2,3% em 2009, de acordo com a IDC; já para o Gartner, a alta anual foi de 5,2%.

A HP solidificou a liderança mundial em PCs no quarto trimestre, com crescimento de sua participação global para 21% e aumento de 23% nas vendas unitárias em relação há um ano antes, segundo a IDC. A Acer elevou sua fatia para 13,4%, com expansão nas vendas de 28%. O terceiro lugar ficou para a Dell, voltando a perder mercado. A participação da empresa caiu a 12,4% apesar de um modesto aumento de 5 por cento nas vendas. Lenovo e Toshiba ficaram em quarto e quinto lugares. As vendas da chinesa dispararam 42% e as do grupo japonês avançaram 30%.

veja também