MENU

Vendas de videogames nos EUA sobem e Nintendo bate recorde

Vendas de videogames nos EUA sobem e Nintendo bate recorde

Atualizado: Sexta-feira, 15 Janeiro de 2010 as 12

As vendas de videogame e jogos nos Estados Unidos subiram 4% em dezembro passado para o valor recorde de US$ 5,5 bilhões, afirmou o grupo de pesquisa NPD, com a indústria de games encerrando um ano difícil em ritmo de recuperação.

O mês de dezembro foi impulsionado por um aumento nas vendas de consoles, que subiram 16%, ainda que o setor de games tenha amargado uma redução de 7%.

O analista Michael Pachter, do Wedbush Morgan, disse que o bom desempenho do Wii, da Nintendo, reforçado por promoções natalinas da rede Wal-mart, ajudou a melhorar os números no geral. "Foi realmente mais pela Nintendo, ele venceram por muito", apontou Pachter.

O Wii vendeu 3,8 milhões de unidades em no último mês de 2009 e estabeleceu um recorde para vendas de consoles mensais nos Estados Unidos. "Esperávamos ter um bom fim de ano e este resultado é uma grande reafirmação do nosso trabalho", afirmou Cammie Dunaway, vice-presidente executiva da Nintendo of America sobre a performance dos produtos da empresa.

As vendas do PlayStation 3, da Sony, subiram cerca de 90%, para 1,36 milhão de unidades, seguido de perto pelo Xbox 360, da Microsoft, com 1,31 milhão.

O jogo "New super mario bros. wii", da Nintendo, foi o mais vendido no mês, terminando o ano em terceiro lugar. Em 2009, "Call of duty: modern warfare 2", da Activision Blizzard, foi o game mais vendido.

As reduções de preços em todos os três consoles no segundo semestre e alguns grandes lançamentos de jogos no período natalino não foram suficientes para compensar a queda precipitada em categorias como games musicais.

"Esperamos que o grande aumento na base instalada de consoles traga boas vendas de games em 2010", disse a analista da NPD Anita Frazie em nota, observando a leva de jogos a sair no início deste ano.

Michael Pachter destaca jogos como "Mass effect 2", "God of war III" e "Bioshock 2" como os grandes lançamentos do início de 2010.

veja também