MENU

Versão web do Office já está disponível

Versão web do Office já está disponível

Atualizado: Quarta-feira, 9 Junho de 2010 as 8:55

Sem alarde, a Microsoft liberou, para todos os usuários, as versões online gratuitas dos aplicativos Word, PowerPoint, Excel e OneNote.

Até agora, esses aplicativos online, reunidos no pacote   Office Web Apps , estavam em fase beta, disponíveis apenas para testadores. Desde ontem, o acesso está oficialmente liberado para quem mora nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Irlanda. Mas os brasileiros e moradores de outros países também podem usar os aplicativos. Basta ir ao site   Office.Live.com . O novo serviço vai competir com Google Docs, Zoho, ThinkFree e outros sites similares.

O Office Web Apps funciona integrado ao SkyDrive, o serviço de armazenamento de arquivos na web da Microsoft. É possível transferir, para o site, documentos criados no computador com os aplicativos do Office. Também é possível criar os arquivos usando as ferramentas online, além de editá-los e exibi-los. A interface do site foi projetada para ficar parecida com a dos aplicativos do Office. Como no caso dos programas instaláveis, há uma faixa de opções na parte superior. E ela muda conforme a operação que está sendo executada.

Há duas diferenças óbvias entre o Office instalável e sua versão online: primeiro, o serviço na nuvem é muito mais lento do que o aplicativo local. Segundo, apenas um pequeno subconjunto das funções do Office está disponível online. Ainda não está ativo o recurso de editar documentos do   Office dentro do Hotmail . Os internautas poderão experimentá-lo depois do dia 15, quando deve ser liberado um beta público do   Windows Live wave 4 . Nesse mesmo dia, deve haver o lançamento do   Office 2010   para o público geral.

veja também