MENU

Via Láctea é mais bela do que se imaginava

Via Láctea é mais bela do que se imaginava

Atualizado: Segunda-feira, 21 Julho de 2008 as 12

Nossos mais modernos telescópios permitem-nos enxergar diretamente milhões de galáxias. Mas eles não são capazes de fotografar nossa Via Láctea pelo simples fato de que estamos dentro dela. Agora, cientistas utilizaram as mais recentes descobertas astronômicas para criar um "retrato falado" da nossa própria galáxia.

O resultado é de uma beleza que impressionou até quem está acostumado a fotografar diariamente galáxias deslumbrantes, nos mais diversos formatos.

"Nossa galáxia não é tão confusa como muitos pensavam. O que nós descobrimos foram evidências de equilíbrio e ordem, tal como o yin e o yang da filosofia chinesa," diz o astrofísico Tom Dame.

A Via Láctea tem 400 bilhões de estrelas. A maioria delas e grande parte do gás que se espalha entre elas se concentram em grandes braços que formam uma espiral ao redor do centro da galáxia.

Recentemente os astrônomos descobriram que a Via Láctea tinha menos massa do que havia sido calculado até então e descobriram um novo braço espiral do outro lado do seu centro, em relação à posição onde nosso Sistema Solar se encontra.

Levando em conta estas e outras recentes descobertas, o novo "retrato falado" da nossa galáxia mostra uma belíssima simetria, com dois braços espirais se espalhando suavemente a partir do seu centro, como se pode ver por esta concepção artística, criada por Robert Hurt.

veja também