"Viciados" em tecnologia usam programas para controlar seus impulsos

"Viciados" em tecnologia usam programas para controlar seus impulsos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Usuários que não conseguem conter seus impulsos ou deixar de clicar em distrações passaram a usar vários tipos de programas que bloqueiam seu acesso à web e ao celular sempre que eles correm risco de se meter em situações perigosas tanto para o bolso como para a saúde.

Nos últimos meses, várias ferramentas foram lançadas para manter as pessoas na linha, incluindo um aplicativo com GPS que bloqueia mensagens de texto assim que o carro começa a andar, e outro que impede o dono de um cartão de crédito de usá-lo.

Segundo Ann Mack, um especialista em tendências, da JWT Intelligence, precisamos cada vez mais de dispositivos de censura porque não conseguimos controlar nossos desejos.

- Somos bombardeados cada vez mais por tentações diárias, e está cada vez mais difícil lidar com tudo isso.

Para fugir delas, os usuários estão correndo atrás de diversos aplicativos para lidar com essas tentações. Alguns motoristas estão usando a tecnologia da Intoxalock, criada para motoristas condenados por dirigir bêbados. Ligado a um bafômetro, o aplicativo bloqueia a ignição do veículo.

Outros programas – como o Não ligue! (Don't Dial!, em inglês) e o Bloqueador de Más Decisões (Bad Decisions Blocker) – cortam o acesso do usuário a números telefônicos por 24 horas.

O Don't Dial permite, inclusive, que um amigo do usuário funcione como vigia. Outro programa exige que o usuário responda a perguntas de matemática antes que possa enviar um e-mail.

O americano George Distler criou um aplicativo para o BlackBerry chamado NOTXT n’ Drive (Não mande mensagens de texto e dirija, em tradução livre) depois que a professora de sua filha foi morta quando um motorista (mais velho) avançou um cruzamento e atingiu o carro dela.

Distler, que já desenvolveu games para o iPhone, criou o aplicativo baseado no conceito de que a melhor forma de lidar com o telefone enquanto se dirige é remover todas as tentações.

O NOTXT fica sempre ativo e usa o GPS para restringir automaticamente o envio de mensagens de SMS quando um carro atinge 16 km/h e que só é desativado quando o carro para. Vendido em vários países, o aplicativo já foi baixado cerca de 2.000 vezes.

Outro aplicativo chamado Slow Down (Desacelera) muda o ritmo da música que o usuário está ouvindo, dependendo da velocidade em que está dirigindo, em um iPhone, iPad ou iPod Touch. Por meio do GPS, a música fica mais devagar se o motorista ultrapassa a velocidade máxima, parando completamente se o dono do carro exceder o limite em 16 km/h. Quando ele diminui, a música volta a tocar.

Usuários que gastam demais podem contar com o programa iControl da MasterCard. O aplicativo permite que a pessoa defina um limite de gastos, e que o banco congele o cartão quando ele atingir esse limite.

O consumidor também pode definir o valor máximo por mês para compras específicas, como refeições em restaurantes, além de poder configurar o programa para emitir alertas de gastos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições