MENU

VoIP e fibra sustentam crescimento da rede fixa

VoIP e fibra sustentam crescimento da rede fixa

Atualizado: Sexta-feira, 11 Março de 2011 as 12:15

No último trimestre de 2010 o número de acessos telefônicos na rede fixa aumentou 0,4% face aos três meses anteriores e 4%, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (10) pela Autoridade Nacional de Comunicações de Portugal (Anacom), revelam que a diminuição do número de acessos convencionais foi compensada pelo crescimento de outras tecnologias como o VoIP e a fibra óptica.

Os acessos suportados nestas tecnologias cresceram 5,8% no trimestre e 39,5% desde o mesmo período do ano passado. Pela primeira vez desde que chegaram ao mercado, os acessos suportados em GSM/UMTS também perderam terreno no trimestre - recuando 0,4%, embora a tendência de crescimento se mantenha (4,8%), se a comparação for feita com o mesmo período.

No final do ano a Portugal Telecom (PT) mantinha a liderança de mercado, com uma quota de 59,5% nos acessos instalados a pedido do cliente, embora o número represente uma queda de 3,2% face ao mesmo período do ano passado.

Em clientes, a posição da PT também lidera com uma quota de 54,4%, resultado de uma descida de 3,1% face ao mesmo período de 2009, que fica a dever sobretudo às "novas ofertas dos prestadores alternativos, baseadas em tecnologias de acesso distintas do serviço telefônico fixo tradicional, sobretudo das ofertas em pacote".

Entre outubro e dezembro, o parque de acessos telefônicos rondava os 4,4 milhões. Os acessos diretos serviam 3,5 milhões de clientes, 5,4% a mais que no mesmo período. O tráfego de voz originado na rede fixa atingiu os 2 mil milhões de minutos, para um total de 587 milhões de chamadas.    

veja também