MENU

WikiLeaks diz ter 2,8 milhões de documentos

WikiLeaks diz ter 2,8 milhões de documentos

Atualizado: Segunda-feira, 22 Novembro de 2010 as 11:17

 O WikiLeaks anunciou hoje que vai divulgar novas informações que serão sete vezes maiores do que os 400 mil documentos secretos sobre a Guerra do Iraque, revelados em outubro deste ano. O anúncio foi feito por meio do Twitter do site. “O próximo lançamento será sete vezes maior que os documentos sobre a Guerra do Iraque. Por meses, estamos sob intensa pressão”, disse a mensagem publicada no microblog. Eles não especificaram a qual governo ou caso os documentos se referem, mas multiplicando os números, pode-se dizer que o WikiLeaks tenha 2,8  milhões de documentos sobre o novo caso.   Em seguida, os responsáveis pela conta reforçaram o anúncio. “Os próximos meses verão um novo mundo, onde a história mundial será redefinida", disseram eles, também colocando um link para a página de doações do site.

Em outubro deste ano, o WikiLeaks divulgou uma série de documentos que denunciavam a morte de 15 mil civis iraquianos, até então, não contabilizadas.

Os documentos detalham também casos de abuso de prisioneiros pelas forças iraquianas, atos que os Estados Unidos tinham conhecimento, mas se negaram a investigar.

Na ocasião, o Pentágono reprovou a divulgação dizendo que o vazamento colocou em risco as tropas americanas e os colaboradores iraquianos que tiveram suas identidades reveladas.

No início do mês, o fundador do site, Julian Assange, declarou que o serviço possui documentos sobre o Brasil .

Na semana passada, a Justiça sueca pediu a prisão de Assange por suspeita de estupro .

veja também