Wikipedia comemora 10 anos como 5º site mais acessado no mundo

Wikipedia comemora 10 anos como 5º site mais acessado no mundo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Quando a Wikipedia foi lançada na internet, em 15 de janeiro de 2001, o seu fundador, Jimmy Wales, tinha grandes expectativas para a enciclopédia on-line. “Eu acreditava que um dia poderíamos fazê-la um dos 50 sites mais acessados do mundo”, disse o americano de 44 anos.

Hoje, no 10º aniversário da Wikipedia, a enciclopédia é o 5º site mais visitado no mundo, com 410 milhões de visitantes únicos por mês e dispõe de 17 milhões de artigos em 270 línguas. Diariamente, são publicados 1,1 mil novos registros.

Segundo Sue Gardner, diretora-executiva do site, com a China praticamente isolada e o amadurecimento dos mercados ocidentais, o alvo da Wikipedia agora é a Índia e possivelmente o Brasil para atingir sua meta de 1 bilhão de usuários. "A maior prioridade para nós é diversificar a base de colaboradores, tanto na Wikipedia em inglês, quanto em termos geográficos", disse Wales.

A enciclopédia on-line pretende atingir o seu objetivo nos próximos cinco anos, ao mesmo tempo em que mantém o seu status de organização não-lucrativa. A Wikipedia opera com um orçamento anual de cerca de US$ 20 milhões, arrecadados, em grande parte, por meio de doações. O site conta com cerca de 100 mil contribuidores habituais, que trabalham de graça.

Wales afirmou que a Wikipedia não tem planos de mudar sua condição de instituição não-lucrativa por meio da oferta de publicidade no site."Isso é muito importante e não vejo qualquer razão para mudar isso".

Segundo ele, além do número crescente de idiomas nos quais os artigos da Wikipedia são publicados, aumentar a velocidade de acesso também é uma das prioridades. "Um dos problemas que temos hoje é que somos ocasionalmente um pouco lentos na Índia e China. O tempo de acesso é lento porque não temos servidores suficientes lá", disse.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições