MENU

Windows 7: estável como o XP, bonito como o Vista

Windows 7: estável como o XP, bonito como o Vista

Atualizado: Terça-feira, 19 Maio de 2009 as 12

Uma versão nova do Windows está para chegar. Enquanto não sai o lançamento oficial do Windows 7, já está sendo distribuída grátis uma versão de teste quase definitiva. O sistema operacional Windows é o mais utilizado no mundo inteiro. Cada versão nova apresenta melhoras e novidades interessantes que chamam a atenção de milhões de pessoas.

O Windows 7 junta as melhores características de seus antecessores. É estável como o XP e tem um visual bem cuidado e moderno como o Vista. Consome menos recursos e cuida melhor da segurança da máquina. Para isso, inclui proteção contra espiões e outras ameaças maliciosas. Ferramentas habituais como o Paint, a calculadora do Windows e o bloco de notas WordPad deixam de ser aqueles aplicativos simples demais e ganham funcionalidades novas que os deixam mais completos.

Instalar o Windows 7 em uma máquina virtual dentro do computador é uma solução excelente para testar o programa sem abandonar o sistema de sempre. VirtualBox e VMware Workstation são duas boas dicas para isso e  rodam em Windows e Mac.

A barra de tarefas é talvez um dos elementos que mais muda no Windows 7. Depois de muitos anos sem transformações importantes, se torna mais prática e fácil de usar. A nova barra mostra os programas que estão em execução e os aplicativos favoritos ou mais usados. O acesso é mais rápido e visual, no estilo do “Dock” típico dos computadores Mac. RocketDock, XWindows Dock e MyDock são uma alternativa excelente para instalar uma barrinha similar nas versões anteriores.

A forma de organizar as janelas dos aplicativos na área de trabalho é outra das novidades que o Windows 7 traz. Em vez de clicar duas vezes na barra do título para maximizar uma janela, basta arrastar o elemento para o canto superior da tela. Se arrastar para baixo recupera o tamanho original sem que seja necessário clicar.

O mouse vira protagonista no Windows 7. Se tiver muitas janelas abertas tumultuando a tela, selecione com o ponteiro do mouse a que deseja manter em primeiro plano e chacoalhe para tirar as outras da área de trabalho. Repita o mesmo movimento para trazer todas as janelas de volta. Programas como o Mouse Gestures e o X-Mouse Button Control enriquecem as funções do mouse.

Quem preferir continuar com o Windows de sempre pode fazer algumas mudanças estéticas para deixar o sistema mais parecido com o Windows 7. Há muitos programas que deixam o XP ou o Vista com uma aparência estilo 7. Temas completos como o Windows 7 Theme para Vista, pacotes de ícones como o Windows 7 PDC Icon Pack e os papéis de parede especiais do Windows 7 Wallpapers. Nem os celulares fogem ao 7 e é possível instalar temas que copiam o visual do sistema no telefone (Windows 7 Theme).

É importante lembrar que a versão disponibilizada pela Microsoft é do tipo Release Candidate. Por ainda estar em desenvolvimento, pode conter alguns bugs ou ser instável. Instale, teste e conheça como é o Windows 7 de primeira mão sem esperar pelo lançamento oficial, que está agendado para 2010. Antecipe-se ao futuro e utilize o melhor do XP e do Vista em um só sistema operacional.

veja também