Xerox desenvolve tinta de prata para imprimir chips

Xerox desenvolve tinta de prata para imprimir chips

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

Engenheiros da Xerox desenvolveram uma tinta de prata de baixo custo que permite a impressão de circuitos eletrônicos em vários tipos de substrato, com um custo muito inferior ao dos aparelhos eletrônicos tradicionais.

Circuitos eletrônicos impressos já estão permitindo a criação de telas flexíveis, mas o potencial da tecnologia vai muito além, com o potencial para incluir "inteligência" em um sem-número de materiais, de estruturas de construção civil e peças de automóveis até roupas e calçados.

"Estamos vendo há anos uma corrida global para descobrir uma forma de fabricar circuitos plásticos de baixo custo," explica Paul Smith, diretor do laboratório de pesquisas da empresa. "Nossa descoberta significa que a indústria agora terá a capacidade de imprimir circuitos eletrônicos em uma ampla gama de materiais, como plásticos e tecidos, a um custo muito baixo."

O grande avanço da tinta de prata é a possibilidade de sua aplicação sob baixas temperaturas, viabilizando a impressão dos circuitos elétricos da mesma forma que é feita a impressão jato de tinta convencional, desenhando o circuito diretamente do computador sobre plásticos, tecidos ou outros materiais.

A empresa afirmou já estar distribuindo amostras da tinta de prata para fabricantes, desenvolvedores e parceiros interessados na criação de produtos finais.

Circuitos mais baratos

Os circuitos integrados - ou chips - são fabricados com três tipos de material - um semicondutor, um condutor e um isolante. Materiais semicondutores e isolantes já estão disponíveis para impressão direta. A tinta de prata vem completar o elemento que faltava.

Além da rapidez da impressão e da dispensa da construção das máscaras fotolitográficas necessárias para a fabricação dos chips tradicionais, os circuitos eletrônicos impressos dispensam as salas limpas - tudo atuando no sentido de reduzir o custo dos chips flexíveis.

Segundo a Xerox, seus engenheiros aprimoraram a formulação da tinta de forma que as moléculas de prata alinhem-se precisamente por um processo de automontagem, alcançando a melhor configuração para conduzir a eletricidade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições