MENU

YouTube vai financiar novos artistas

YouTube vai financiar novos artistas

Atualizado: Sexta-feira, 19 Março de 2010 as 12

O mais famoso dos sites de vídeo (estamos falando do Youtube, ok?) decidiu que é hora de ajudar alguns dos responsáveis pelos inúmeros acessos. Mas uma ajuda de verdade mesmo. Isso porque foi lançado o serviço Musicians Wanted, que vai dar dinheiro aos músicos independentes com um bom número de acesso aos seus vídeos. O YouTube também vai contabilizar os vídeos que foram indexados em blogs de música e outros sites importantes pela internet. 

Parece que eles finalmente entenderam que hoje em dia não são apenas os grandes artistas e as revistas de nome que fazem o mundo da música. Essa nova proposta do YouTube foi lançada durante o festival South by Southwest, também conhecido como SXSW, que acontece desde o dia 12 de março em Austin, no Texas, e vai até o dia 21. 

O Musicians Wanted por enquanto só funciona para os norte-americanos e tem tudo para ajudar os artistas de todas as cenas. Essa proposta é bem criativa e deve inspirar outros sites a fazer o mesmo...

Espera, criativa? Não tanto. Isso porque desde 2007 o site brasileiro Trama Virtual já trabalha com um sistema bem parecido. A única diferença é que, ao invés de views, ele funciona através de downloads (o serviço inclusive se chama Download Remunerado) e por ser brasileiro, provavelmente o valor que entra e sai é bem menor. 

Mas mesmo assim, ponto pros gringos pela iniciativa do YouTube. E dois pontos pros brasileiros, um pela iniciativa e outro pela criatividade.

Por: Danilo Romeiro

veja também