Após reforma, Teatro Ipanema éreinaugurado no Rio

Após reforma, Teatro Ipanema éreinaugurado no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:11

Victor Corrêa

O Teatro Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi reaberto ao público em grande estilo nesta segunda-feira (25). Inaugurado em 1968 pelos atores Rubens Corrêa, Ivan Albuquerque e Leyla Ribeiro, o espaço foi comprado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em dezembro de 2011 e entrou em obras no início deste ano.

A atração de abertura do Teatro, “Três noites a caminhos do mar”, foi criada e dirigida por Hamilton Vaz Pereira e presta uma homenagem ao trio que fundou o espaço há 44 anos: “O Teatro Ipanema botou para quebrar com produções lindas. Rubens Corrêa, Ivan Albuquerque e Leyla Ribeiro deram à casa o nome do bairro que amavam. Nosso tributo só pode ser a essas pessoas”, declarou o diretor.

Artistas como Marieta Severo, Ivone Hoffman, Luiz Fernando Guimarães, José Wilker, Matheus Nachtergaele e Otávio Muller subiram ao palco e relembraram momentos emblemáticos do Teatro Ipanema.

Marieta Severo substituiu Fernanda Montenegro, que não pôde comparecer ao evento devido a compromissos profissionais, e leu uma carta que Ivan Albuquerque enviou a Rubens Corrêa pouco tempo antes da inauguração do teatro. Na carta, Ivan mostra sua paixão pela arte. Ele desejava que atores fizessem teatro “como se fosse a última coisa antes de morrer”.

Marieta falou ao iG sobre a importância do Teatro Ipanema na cultura da cidade:

“Estou muito emocionada com a valorização da história do teatro. Resgatar um espaço como esse é fundamental para a cultura brasileira” .

No cenário criado para o espetáculo, referências ao bairro de Ipanema chamavam a atenção. Além de uma tela com o morro Dois Irmãos, pranchas de surf, bicicletas e skates dividiam espaço com os artistas no palco. “Garota de Ipanema”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, não ficou de fora. O cantor Zé Renato interpretou a canção, sendo acompanhado pela plateia.

Hamilton Vaz Pereira apresentou cada atração do espetáculo, que durou cerca de duas horas. O diretor teatral Aderbal Freire-Filho e o ator Matheus Nachtergaele fizeram a leitura de “O Assalto”, peça que inaugurou o Teatro Ipanema. José Wilker e Otávio Muller encenaram o clássico “O arquiteto e o imperador da Assíria”.

Matheus Nachtergaele se sentiu lisonjeado com o convite e contou que Rubens Corrêa foi sua principal referência na carreira. “Estou feliz e comovido. Rubens Corrêa foi minha principal referência no início da carreira. Espero que a nova gestão do teatro tenha o mesmo vigor de Ivan e Rubens”, declarou.

Segundo Walter Santos, subsecretário de Cultura da cidade, a nova gestão do Teatro Ipanema acredita que o espaço voltará a ser um ícone do teatro brasileiro. \"A Prefeitura tinha a ideia de adquirir o teatro desde 2009. O ‘Ipanema’ era um ícone do teatro brasileiro e com certeza voltará a ser\". Ele revelou detalhes sobre a reforma do local: “ Os camarins e os banheiros foram totalmente reformados. A pintura também é nova. Também pensamos na acessibilidade e acabamos perdendo alguns lugares. Após a reforma, o teatro conta com 230 lugares”, contou.

Personalidades como Renata Sorrah, Maitê Proença, Paulo Gracindo, Maria Padilha, Lúcia Veríssimo e Emanuelle Araújo também estiveram presentes no espetáculo desta segunda-feira

A festa de reinauguração do Teatro se estenderá até a próxima quarta-feira (27), com entrada gratuita.

Após os três dias de comemorações, o Teatro Ipanema iniciará suas atividades com a peça “Dentro”, da Pequena Orquestra, com direção de Michael Blois, que fará temporada de 3 de julho a 29 de agosto. “Pop Corn”, com texto e direção de Jô Bilac, estará em cartaz de 7 de julho a 5 de agosto.

Veja fotos das apresentações:


O Teatro Ipanema fica na rua Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema.

Telefone: 2523-9794

Veja as atrações de reinauguração do Teatro:

Segunda-feira 25/06 - Corpo Dourado

Participantes:
Ivone Hoffman,
Cristina Albuquerque
Carlos Suka
Luiz Fernando Guimarães
Marcus Alvisi,
Marcos Flaksmann,
Aderbal Freire-Filho e Matheus Nachtergaele
Eduardo Dussek
Sergio Fonta
Ciro Barcelos
Kalma Murtinho
Zé Renato
Fernanda Montenegro
Otávio Muller e José Wilker 

Terça-feira 26/06 - Doce Balanço

Participantes:
Louise Cardoso
Maria Clara Mourthé
Hélio Eichbauer
Debora Bloch
Andréa Beltrão
José Lavigne
Angel Vianna
Cecilia Conde
Regina Case
Luiz Fernando Guimarães
Perfeito Fortuna, Nina De Pádua
Evandro Mesquita
Patrícia Travassos
Ivone Hoffman
Thelma Reston
David Pinheiro
Maria Esmeralda
Alexandre Lamberts
Lúcio Mauro Filho

 

Quarta-feira 27/06 - O Seu Requebrado

Participantes:
Xuxa Lopes
Humberto Silva
Zizi, Diogo Vilela
Eldo Lúcio
José De Abreu
Paulo José
Claudio Tovar
Maria Padilha
Lionel Fischer
Analu Prestes,
Marieta Severo
Maria Clara Mourthé
Ivone Hoffman,
Lena Brito, Moska
José Celso Martinez Correa
Blitz

 

 


Leia também: GUIAME

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições