Exposição em SP promove passeio pelo acervo de artes do Vaticano

Exposição em SP promove passeio pelo acervo de artes do Vaticano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

Guss de Lucca

Entre as 200 peças da mostra \"Esplendores do Vaticano\" estão obras de Michelangelo, objetos dos papas e pergaminhos antigos

Com abertura para o público marcada para esta sexta (dia 21), a exposição \"Esplendores do Vaticano - Uma Jornada Através da Fé e da Arte\", que acontece no parque, em São Paulo, traz à América Latina pela primeira vez obras de arte nunca expostas fora da sede da Igreja Católica.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Todas as obras presentes aqui nunca vieram ao Brasil\", disse o curador da mostra, Monsenhor Roberto Zagnoli. \"E mesmo aqueles que foram ao Vaticano, dificilmente viram essas peças, pois elas não costumam ser expostas ao público\".

Divididas em 11 galerias, as obras foram escolhidas de forma a conduzir os visitantes por um passeio histórico pelo acervo do Vaticano. Tudo começa pelo início do catolicismo, com uma representação do túmulo de São Pedro como foi encontrado, em 160 d.C., e se encerra com um espaço dedicado ao papa João Paulo 2º.

Dentro do espaço dedicado a Michelangelo, é possível experimentar uma imersão na Capela Sistina e ver a reprodução dos andaimes usados pelo artista para alcançar o teto da igreja, com pouco mais de 20 metros. O espaço também contempla uma reprodução da obra original \"Pietà\", uma das esculturas mais belas do mestre italiano.

"Nem todas as peças originais podem viajar ou ser expostas pelo bem de sua preservação. Por isso, algumas obras são reproduções exatas das originais\", explica o curador. \"Não se trata de uma cópia, algo feito apenas pela observação. As reproduções são iguais às originais em milímetros. Sabemos que não são originais, mas ao vê-las não detectamos qualquer diferença\".

De acordo com Zagnoli, a Pietà de Michelangelo é um bom exemplo da precisão das obras reproduzidas, possuindo inclusive \"os menores riscos da original\". \"A maioria das peças da exposição é original. As poucas reproduções estão descritas em suas legendas, para não causar desilusão a ninguém\".

"Esplendores do Vaticano - Uma Jornada Através da Fé e da Arte\"Local: Oca – pq. Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, São Paulo)Em cartaz: de 21 de setembro até 23 de dezembro de 2012
Horários: segunda a domingo, das 10h às 20h (acesso até as 19h)
Site oficial: www.esplendoresdovaticano.com.br
Telefone para informações: 4003-5588 (válido para todo o país)

 

 Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições