"Gonzaga – De Pai para Filho" faz chorar com história de música e paternidade

"Gonzaga – De Pai para Filho" faz chorar com história de música e paternidade

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:10

Mariane Morisawa

Longa de Breno Silveira retrata a relação conflituosa de Gonzagão com seu filho, Gonzaguinha

Com “Dois Filhos de Francisco”, Breno Silveira emocionou o país e levou milhões de pessoas aos cinemas. Não apenas isso: ajudou Zezé di Camargo e Luciano a conquistarem o respeito de quem torcia o nariz para a dupla. Aquela era uma história de música e paternidade.

Demorou anos para o diretor lançar um outro filme, e ele veio na forma de “À Beira do Caminho”, de novo uma história de música (de Roberto Carlos) e paternidade.

Em seu terceiro longa-metragem, “Gonzaga – De Pai para Filho”, que abre o Festival do Rio na noite desta quinta-feira (27), para convidados, não é diferente.

De novo, a música – de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha – permeia todo o longa, pontuando a relação conflituosa entre os dois, exposta numa conversa gravada entre pai e filho, que praticamente não conviveram.

Ao mesmo tempo em que se aprofunda no relacionamento distante entre os dois, “Gonzaga” percorre os caminhos do nascimento, do sucesso e do declínio do rei do baião e sua busca por superar a infância pobre e o preconceito por suas origens no interior de Pernambuco.

Os personagens são interpretados por vários atores em diferentes fases da vida, com destaque para Júlio Andrade como o Gonzaguinha da fase moderna – tão parecido que é difícil reconhecer o Arthurzinho de “Passione” ou o ator de filmes como “Cão sem Dono”, de Beto Brant.

Luiz Gonzaga pode ter abandonado o filho, que seria outro talento da MPB, mas nem por isso torna-se vilão. Como sempre, Breno Silveira lida muito bem com a emoção, aqui num meio termo entre o derramamento de “Dois Filhos de Francisco” e a contenção de “À Beira do Caminho”. Chorar ao ver o filme não é vergonha nenhuma, até porque o cineasta não abusa do seu poder de fazer a plateia se emocionar.


Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições