Premiado em Cannes, "Reality - A Grande Ilusão" investiga sonho da fama

"Reality - A Grande Ilusão" investiga sonho da fama

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

Premiado em Cannes, "Reality - A Grande Ilusão" investiga sonho da famaNa Itália, o programa é chamado de \"Grande Fratello\" (Grande Irmão), fazendo uma sinistra referência ao escritor britânico George Orwell e seu clássico futurista, \"1984\".

O roteiro parte de uma ideia original de Garrone e Massimo Gaudioso, desenvolvendo o drama de Luciano (Aniello Arena), peixeiro napolitano, casado, pai de três filhos que enlouquece pouco a pouco pela obsessão de ser escolhido para integrar o programa. Ele fez um teste e vive na esperança de ser chamado. Enquanto isso, desarticula toda a sua rotina, sua vida familiar, seu trabalho, hipnotizado pela esperança vã.

A história começa com uma festa de casamento, a que comparecem Luciano e sua família, o que antecipa um dos temas ao longo da narrativa - o espetáculo, a encenação, o exagero, a cafonice. Tudo isso está presente na decoração ostensiva do hotel onde se desenvolve a festa e nos rituais em torno dela - com direito à chegada dos noivos numa carruagem com cavalos.

Um dos convidados é, justamente, um ex-integrante bem-sucedido do reality show, Enzo (Raffaelle Ferrante), que chega à cerimônia de helicóptero. É o primeiro contato direto de Luciano com esse mundo da celebridade, ao qual ele nem presta tanta atenção. Na verdade, acaba inscrevendo-se para concorrer a uma vaga no \"Grande Fratello\" por insistência de parentes e amigos.

No retrato desta família suburbana, remediada e eventualmente grotesca reside outro ponto forte da história, numa nítida e assumida homenagem à tradição da comédia italiana, de Vittorio De Sica a Steno, Mario Monicelli, Ettore Scola e Federico Fellini, em cujas obras nunca faltou um comentário social, como aqui.

A grande força do filme está em sintonizar esse fascínio por ocupar um lugar numa espécie de mundo paralelo, o da TV, encarando a fama como um passaporte para o sucesso, como uma fórmula mágica para resolver todos os problemas, rompendo a invisibilidade e a irrelevância sociais sentidas por pessoas comuns, como Luciano e as pessoas à sua volta.

O acerto deste enfoque e o carisma do protagonista, no entanto, não bastam para segurar por todo o tempo o ritmo do filme, que perde força no meio do caminho, por deficiência de roteiro, especialmente.

O final, no entanto, tem um poderoso impacto visual e recupera a energia do início, criando uma sequência capaz de ficar na memória dos espectadores.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições