Volkswagen UP ou Fiat UNO?

Volkswagen UP ou Fiat UNO?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03
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Há quem diga que o up! é o Uno da Volkswagen. Nós discordamos. Mas se há uma semelhança comum entre ambos é a vontade em ganhar o mercado de hatches compactos de entrada. Apesar do Uno ocupar há anos os postos mais altos no ranking de mais vendidos do país, a Fiat, temendo perder espaço para o up!, baixou o preço de seu compacto em R$ 1.210. Na outra ponta, o up! chega como sucessor do fortíssimo Gol G4, posição que o enche de credibilidade. Para definir de vez as diferenças entre os hatches e definir qual deles é a melhor opção para sua garagem, promovemos um duelo entre up! e Uno, ambos em suas versões mais básicas, com quatro portas. Confira o resultado:
 
Volkswagen Take up! 1.0 Fiat Uno Vivace 1.0

 

 

Preço
A partir de R$ 28.900 A partir de R$ 27.190
Motorização
É o segundo carro a adotar o motor tricilíndrico na gama da Volks. O propulsor 1.0 12V entrega 82 cv a 6.250 rpm, com etanol, enquanto o torque máximo é de 10,4 kgfm, alcançados a três mil giros. O câmbio é manual de cinco marchas. Motor 1.0 8V  flex de quatro cilindros em linha. A potência é de até 75 cv, entregues a 6.250 rpm, e torque máximo de 9,9 kgfm a 3.850 giros. O câmbio é manual de cinco marchas.
Desempenho
Se você procura um carro honesto para o tranco do dia a dia na cidade, o up! é uma boa pedida. Espertinho, o motor 1.0 de três cilindros faz um bom par com o câmbio manual, de engates curtos e precisos. O modelo tem fôlego para as retomadas e oferece boa estabilidade nas curvas. Peca pelo excesso de vibrações em marcha lenta. Em nosso teste de pista, o hatch alcançou os 100 km/h em 14,4 segundos. A velocidade máxima, de acordo com a fabricante, é de 165 km/h. O Uno não chega a decepcionar, mas não espere por um comportamento emocionante. Apesar do baixo peso (950 kg), o carro sofre em trechos mais exigentes e nas retomadas. Já em circuitos leves, o carrinho consegue desenvolver certa agilidade. Fica atrás do concorrente quando o assunto é estabilidade. O acerto do câmbio da Volks também é superior. Na pista de testes, o Fiat levou 16,7 segundos para atingir os 100 km/h. Segundo a marca, a velocidade máxima é de 153 km/h.
Principais itens de série
Por força da lei, o compacto traz airbag duplo frontal e freios ABS de série. E só. É um carro pelado. Vale investir em um pouco mais de conforto. O pacote com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas sai por R$ 4.690, elevando o preço final para R$ 33.590. Assim como o rival da VW, o hatch da Fiat sai de fábrica apenas com freios ABS e airbag duplo frontal. Entre os opcionais, há o kit celebration 5 que, por R$ 4.964, adiciona ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas e farol de neblina. O valor final do modelo equipado com o pacote é de R$ 32.154.
Espaço
O formato de caixa do up! favorece o espaço interno. São 2,42 m de entre-eixos, 1,50 m de altura e 3,60 m de comprimento. O porta-malas tem capacidade para 285 litros. É um bom número para o segmento. O Uno se equivale bastante ao up! no quesito espaço. O modelo tem 2,37 m de entre-eixos, 1,48 m de altura e 3,77 m de comprimento. O porta-malas comporta até 280 litros de bagagem. A referência entre os hatches compactos é o Hyundai HB20, com capacidade para 300 litros.
Conforto
A posição de dirigir do up! é um tanto quanto elevada, o que agrada quem gosta de ver o trânsito de cima e faz questão de enxergar a frente (curtinha) do carro. Quem viaja no banco da frente desfruta de bom espaço para as pernas. O teto elevado deve fazer a alegria dos mais altos. As suspensões bem acertadas e os pneus com rodas de aço de 13" absorvem bem as irregularidades do piso. O Uno é mais gentil com os ocupantes do banco traseiro e a sensação de conforto é maior nele quando a cabine está lotada. Suas suspensões também são macias, mas o acerto que privilegia o conforto acaba comprometendo a um pouco estabilidade. Em um resumo simplista: o Uno é mais confortável para quem viaja atrás e o up! é uma delícia para quem guia.
Acabamento
Apesar de a posição dos comandos internos agradar, as saídas de ar são muito baixas. Não é fácil mexer em tudo  rapidamente, a posição do som é o único quesito em que o Palio ganha. Já o porta-malas tem quase nenhuma forração, permitindo que malas soltas batam na lataria e façam barulhos. Mesmo com isso, ainda tem soluções de projeto mais inteligentes.  O acabamento do Uno também é bastante equivalente ao do up!. A Fiat caprichou mais no revestimento das portas. O console tem um design moderninho. Tal qual o rival, o quadro de instrumentos não oferece conta giros na versão avaliada.
Consumo
Economia de combustível é um dos chamarizes do motor de três cilindros. Embora a Volks divulgue média de 9,2 km/l na cidade, registramos 12,7 km/l durante os testes com o hatch em trecho urbano. Segundo dados do Inmetro, o Uno registra média de 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l em ciclo rodoviário, ambos com etanol. Durante o teste, os índices foram de 9,3 km/l e 12,2 km/l, respectivamente.
Segurança
É equipado com freios ABS com EBD e airbag duplo frontal. Ganhou nota máxima no teste de colisão do LatinNCAP. Em nosso teste de frenagem, a partir de 100 km/h, percorreu 44,45 metros até a imobilidade. Traz freios ABS com EBD e airbag duplo frontal. A versão avaliada não foi submetida aos testes do LatinNCAP. A partir de 100 km/h, o hatch percorreu 43 metros até a imobilidade, em aferição da AE.
Preço do seguro
A média é de R$ 1.300, o que corresponde a 4,5% do valor do carro. Valor médio de R$ 1.384, o equivalente a 5% do preço do modelo.
Cesta de peças
R$ 2.489. O pacote é composto por um farol (R$ 743), uma lanterna traseira (R$ 429), um retrovisor (R$ 180), um para-choque traseiro (R$ 674), filtro de ar (R$ 180), amortecedor (R$ 280) e pastilhas de freio (R$ 460).  A cesta de peças é levemente mais salgada que a do irmão Gol, com valor sugerido de R$ 2.120. R$ 1.679. Pacote composto por um farol (R$ 359), uma lanterna traseira (R$ 169), um retrovisor externo (R$ 134), um parachoque traseiro (R$ 436), filtro de ar (R$ 233), amortecedor (R$ 208) e pastilhas de freio (R$ 140).
Desvalorização
Ainda não é possível calcular, uma vez que o modelo não completou um ano de mercado. 8,4% no primeiro ano. É uma média melhor que a de muitos concorrentes do segmento.
Garantia e pós-venda
Três anos de garantia, sem limite de quilometragem. As seis revisões previstas em três anos saem por R$ 1.421, valor bem inferior ao Uno. Foi reconhecido pelo Cesvi como o modelo com o menor custo de reparo do país. Um ano de garantia, sem limite de quilometragem. Em média, são duas revisões por ano. Ao fim de três anos de uso, o pacote de seis revisões sairá por R$ 2.744.
E nas lojas?
Olhos abertos ao negociar o up! A novidade tem sido vendida com sobrepreço de até R$ 3.200. As taxas de financiamento ainda estão altas A própria Fiat baixou o preço do Uno recentemente na tentativa de fazê-lo mais atraente frente ao up!. Com bom tempo de mercado, é possível negociar descontos e, dependendo do valor de entrada, conseguir taxa zero para o financiamento.
Conclusão
Vencedor. Se destaca pelo desempenho superior e melhor dirigibilidade. Em linhas gerais, entrega um conjunto mais moderno que o rival da Fiat. A pontuação máxima no LatinNCAP também conta a favor, assim como a boa média de consumo de combustível. Mas fuja do sobrepreço. O Uno tem um poder de barganha melhor nas lojas, mas a manutenção e a cesta de peças mais caras que as do up! pesam contra. Perde este duelo também pelo desempenho inferior e por proporcionar menos diversão ao volante.

 

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