As escolhas dos jovens e a comida

As escolhas dos jovens e a comida

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:13

A má alimentação dos jovens de hoje pode resultar em problemas de saúde futuros.

De acordo com especialistas, a maioria dos adolescentes têm uma alimentação em que faltam, por exemplo, vitaminas A, C e E, e minerais como o fósforo, o magnésio e o cálcio. 

Segundo o nutricionista Eliseu Verli Júnior, o resultado da má alimentação pode acabar em doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão arterial e obesidade. 

A tentativa dos pais de inserir alimentos saudáveis nas vida dos filhos muitas vezes é em vão, as comidas gordurosas e o doces parecem mais tentadores, principalmente no colégio onde a cantina pode se tornar uma perdição.

Leia também:

Com maus hábitos, estudo indica que 49% dos brasileiros têm excesso de peso

A alimentação ideal para a saúde no outono

Confira as bebidas ideais para ter uma boa noite de sono

Muitos jovens inclusive chegam a não saber identificar qual fruta é qual ou até mesmo as verduras.

Para resolver o problema, apresentar novos tipos de alimentos pode ser uma boa dica. A partir do momento em que os jovens conhecem novas frutas, verduras etc podem passar a se interessar e adquirir o hábito de comê-las. Outra dica, é claro, é o exemplo dos próprios pais dentro de casa, se eles também tiverem uma boa alimentação e saudável os filhos serão influenciados positivamente.

Confira os alimentos indicados para melhorar a qualidade do cardápido:

Alimentos ricos em vitamina A: abacate, caju, mamão, manga, melão, pêssego, abóbora, acelga, brócolis, cenoura, escarola, espinafre e fígado de aves

Alimentos ricos em vitamina C: abacaxi, acerola, agrião, alface, goiaba, laranja, limão, kiwi, caju, morango, pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho e espinafre.

Alimentos ricos em vitamina E: cereal com fibras, avelã, amendoim e milho.

Alimentos ricos em fósforo: leite, carne bovina, aves, peixes, ovos, cereais, leguminosas, frutas, chás e café.

Alimentos ricos em magnésio: castanhas, soja, leite, peixes, verduras, cereais integrais e pão.

Alimentos ricos em cálcio: lacticínios, legumes e verduras, feijão, ervas e temperos salmão, tofu, laranjas, amêndoas, sementes de gergelim, melaço, e algas marinhas.

 

 

 

Com informações de Sbt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições