Estudo diz que AVC seria a principal causa de morte no Brasil

AVC seria a principal causa de morte no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

A população brasileira não têm consciência de que o AVC é uma das principais causas de mortalidade, e elege outras razões como os fatores mais frequentes de óbitos no país.

Foi realizada uma pesquisa com sete mil participantes acima de 18 anos, em oito capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Curitiba e Porto Alegre) pela Bayer HealthCare Pharmaceuticals com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

72% dos entrevistados durante a pesquisa acreditam que as principais causas de mortalidade no Brasil são o câncer, tabagismo ou acidentes de trânsito.

Somente 13% associaram o AVC à principal causa de óbitos no país. 

Leia também:

Bebês que ficam chorando até dormir elevam nível de estresse

Eles acabam com a sua dieta

Uma rotina matinal com mais saúde

Sobre as causas de derrame cerebral as pessoas culparam a questão da pressão alta, liderando a opinião dos entrevistados em 33%. Obesidade era causa apontada por 26% deles também. O colesterol alto e a síndrome metabólica também foram bastante citados, com 16% e 10% respectivamente. “Os resultados dessa pesquisa demonstram uma necessidade urgente de maior conscientização da população brasileira sobre saúde cardiovascular e seus fatores de risco”, alerta o cardiologista Dr. Jadelson Andrade, presidente da SBC.

Durante a pesquisa, 71% dos entrevistados disseram não saber o que é fibrilação atrial e apenas 16% dos entrevistados souberam relacioná-la a um tipo de arritmia cardíaca.

Pacientes que têm AVC decorrente de fibrilação atrial têm mais lesão cerebral e sequelas do que aqueles que têm AVC causado por outros motivos.

 

 

Com informações de Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições