Menopausa e seus mistérios; entenda

Menopausa e seus mistérios

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:12

A menopausa é um tipo de deficiência hormonal que chega por conta da idade. Seus efeitos sobre o corpo da mulher podem ser diversos e é necessário alguns cuidados para passar por essa fase complicada sem tanto estresse.

Mulheres a partir dos trinta anos já podem começar a se preparar pois o prazo de sua ‘garantia de fábrica’ começa a chegar ao fim.

A verdade é que o nosso organismo é pré-programado para produzir hormônios até essa faixa etária, depois disso, infelizmente, pele, musculatura e outros funcionamentos do organismo são prejudicados, sem contar na perda de sono e memória, hipofunção da tireoide, entre outros.

De acordo com estudos as pessoas passam a envelhecer devido à queda na produção de hormônios, por isso muitas delas às vezes começam a envelhecer cedo demais. A baixa qualidade da alimentação e altas doses de estresse diário interferem e muito no processo de envelhecimento precoce.

Leia também:

Saiba como controlar sua TPM

Os alimentos que te livram da dor de cabeça

Confira 12 dicas que te ajudarão a ter uma menopausa mais saudável

Para entender melhor alguns sinais que podem indicar que a redução dos níveis hormonais está por perto, o médico cardiologista e especialista em fisiologia do envelhecimento, Marcos Natividade esclarece algumas questões. "A menopausa é o interrompimento abrupto da secreção dos hormônios sexuais femininos, o estradiol e a progesterona" diz ele.

Essa defasagem ocorre normalmente por volta dos 50 anos de idade e traz consigo sintomas bastante incômodos como, por exemplo, as ondas de calor, a diminuição da concentração e o aumento das dores articulares. Porém, há mulheres que dizem sentir os sintomas já desde os 40 anos.

"Apesar de causar ainda muitas dúvidas, a menopausa é a única pausa reconhecida por todas, talvez por ser relativamente súbita a queda hormonal e ter como sinal a suspensão das menstruações", conclui o especialista.

 

 

 

Com informações de Vila Mulher

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições