10 dicas de paquera para os tímidos

10 dicas de paquera para os tímidos

Atualizado: Sexta-feira, 1 Abril de 2011 as 8:30

Se você é um homem tímido, não adianta forçar a barra! Não faz parte da sua natureza abordar mulheres com cantadas descaradas ou chamar atenção no meio de um grupo de concorrentes. Mas, pelas beiradas, você pode conseguir o encontro que você quer. Marcelo Vitorino, autor do blog "Pergunte ao Urso", conversa com muitas mulheres sobre relacionamento, tanto que acaba de lançar um livro, com o mesmo nome do blog, pela editora Matrix.

Com base nessa experiência, ele lista algumas dicas básicas para você vencer a timidez. Mas, antes avisa: "a primeira coisa que o homem precisa saber é que as mulheres gostam de se sentir queridas, de receberem atenção". Portanto, para não errar na abordagem - que é tão difícil para você - seja observador, em primeiro lugar. Veja as dicas e vá à luta!

1. Conheça o perfil da moça para saber como agir. "Peça a dica de um bom filme para assistir ou de um programa para fazer na cidade. Geralmente, elas respondem o que elas gostam. Com essas informações, você vai montando um perfil dela e fica mais fácil se aproximar".

2. Chame-a pelo nome várias vezes. Principalmente você, que fala pouco, esquece que todo mundo, inconscientemente, gosta disso. "É um detalhe importante, mas não precisa exagerar, repetindo mil vezes".

3. Interesse-se. Pergunte como está o dia dela, a menos que você perceba que ela esteja triste. "Se a mulher estiver chateada e você perguntar o motivo, correrá o risco de ela começar a confessar e você virar um amigão – o que é muito fácil acontecer com os inibidos".

4. Se não faz parte da sua natureza abordar uma mulher com frases de efeito, não tem problema. "O que você precisa é tentar. Pode iniciar um papo com as coisas simples, como falar do tempo. Mas mude logo de assunto e passe a conversar sobre algo mais interessante".

5. Se tem uma coisa que quase todas as mulheres têm em comum é a vontade de serem surpreendidas. "Em vez de chamar para jantar, faça um convite totalmente fora do contexto". Segundo Marcelo, o inusitado aumenta as chances de sucesso. "Fale que você está precisando tomar um ar e chame-a para uma simples volta no quarteirão".

6. Não tenha medo de elogiar. Reparou que a mulher teve uma mudança significativa? Diga! "Se cortou o cabelo ou está com uma roupa bonita, faça um elogio. Só não vá dizer que notou que ela engordou ou que conhece o estilista da roupa dela. Isso não pega bem".

7. Conversas amenas também são fáceis para os tímidos. "Horóscopo é um tema que as mulheres conhecem desde o nascimento", diz Marcelo. "Diga a ela que não entendeu nada do que leu de manhã, se ela sabe algo sobre signos. É uma maneira de iniciar um diálogo bem natural".

8. Um erro muito comum dos inibidos é falar sobre trabalho. Mesmo se a paquera for no escritório, evite. "A menos que você tenha um trabalho muito empolgante, como ser um piloto da NASA, claro! Entre as mulheres pega muito mal". Comentários sobre família também não são bons. "Principalmente, se um dos dois tem famílias problemáticas, evite. Falar de viagens, por exemplo, é um tema bem mais agradável".

9. Já que você é tímido e não consegue sair falando pelos cotovelos, faça com que ela fale bastante, assim, consegue prolongar o papo, você se solta e suas chances aumentarão, consequentemente. "Faça perguntas para que ela dê suas opiniões".

10. Por fim, lembre-se de que sem tentar você, com certeza, não vai conseguir. Falar com uma mulher não mata. "O tímido tem que aprender a se arriscar mais, senão nunca vai ter sucesso. Do outro lado tem apenas uma mulher, que não faz ideia de como ele é", lembra Marcelo. Vai que você é exatamente o que ela procura!

Por: Vladimir Maluf

veja também