10 dicas para economizar bateria do smartphone

10 dicas para economizar bateria do smartphone

Atualizado: Quarta-feira, 23 Março de 2011 as 4:36

Quem faz a transição de um celular comum para um smartphone percebe imediatamente os benefícios. Mais agilidade para responder e-mails, navegar na web e usar aplicativos são apenas algumas das vantagens dos smartphones. Mas há o lado negativo: o consumo de energia.

Infelizmente, a tecnologia das baterias não avançou tanto quanto outras áreas e sua vida útil continua praticamente a mesma. Por isso, enquanto um celular basicão pode funcionar por alguns dias a fio, um smartphone normalmente tem que ser recarregado diariamente, já que consome muito mais energia.

Entretanto, alguns cuidados no uso do smartphone podem aumentar um pouco a vida útil da bateria. O iG lista abaixo dez dicas para economizar a bateria do seu smartphone. Nenhuma delas vai duplicar a vida útil da bateria, mas elas podem ajudar a garantir uns minutinhos a mais para enviar aquele e-mail urgente.

Como existem muitos modelos e fabricantes de smartphones, é inviável fornecer um passo-a-passo para cada aparelho. Mas os princípios listados abaixo se aplicam a todos eles. Confira.

1 - Diminua o brilho

Reduza a intensidade do brilho da tela quando estiver em locais fechados ou à noite. Aumente o brilho momentaneamente se tiver dificuldade em enxergar a tela em local a céu aberto ou com muito reflexo. Alguns smartphones oferecer a opção de brilho automático, que ajusta o brilho ao ambiente.

2 - Desabilite recursos e serviços

Desative as funções de Wi-Fi, Bluetooth e GPS se elas não estiverem sendo usadas.  Esta dica também se aplica a softwares que não estão sendo usados em um determinado momento (por exemplo, tocadores de música e vídeo, câmera e mensageiros).

3 - Desative recebimento automático de e-mails

Caso não seja fundamental, desative a opção de verificação automática de e-mails.Essa dica é ainda mais importante para quem tem várias contas de e-mail no smartphone.

4 - Desative notificações de redes sociais

Dependendo do número de contatos no Twitter e amigos no Facebook, o número de notificações pode ficar na casa de dezenas por dia, consumindo banda e bateria. Para poupar um pouquinho mais de energia, desative as notificações de novos eventos, status e mensagens.

5 - Desabilite o 3G

Os smartphones varrem constantemente o ambiente para identificar redes disponíveis em um determinado local. Esta varredura é possível devido ao recurso de alternância automática de rede, que consome energia do aparelho.

Se o plano contratado de sua operadora de telefonia móvel não tem acesso a internet, não existe a necessidade de habilitar o recurso 3G no aparelho.  Desative-o para cancelar a varredura automática e manter o aparelho no modo EDGE ou GPRS (mais antigos e lentos).  Esta dica também se aplica para celulares comuns com conexões 3G.

6 - Ative modo avião/offline

Em locais com pouca ou nenhuma cobertura, quando se quer apenas ouvir uma música no smartphone, ative o modo avião/offline. Com este recurso habilitado o smartphone se desconecta de qualquer tipo de rede, mas permite usar todas as outras funções do aparelho. Essa medida costuma ajuda bastante na economia de energia.

7 - Atualize o sistema operacional

Mantenha o sistema operacional do aparelho sempre atualizado. De modo geral, as atualizações do sistema costumam trazer ganho de desempenho para a bateria.

8 - Evite lugares quentes

Segundo muitos especialistas a habilidade da bateria em manter a carga é reduzida em locais muito quentes. Por isso, evite deixar o smartphone exposto por muito tempo ao sol ou sobre superfícies com alta temperatura.

9 - Habilite o modo de hibernação

Defina um curto tempo para que o smartphone entre no modo de hibernação (modo ativado quando o aparelho não está em uso). Geralmente isto é feito no menu de configurações do aparelho, dentro das funções Auto-lock ou Auto-sleep.  

10 - Recarregue pela tomada

Esqueceu de aplicar as dicas ou teve que usar diversos recursos de uma vez e a bateria acabou?  A solução é recarregar o smartphone o mais rápido possível. Para que isto aconteça use o carregador de tomada, em vez de carregar o aparelho por meio de uma porta USB.

As portas USB fornecem geralmente uma corrente de 0,5 Ampére, enquanto os carregadores de tomada (AC) possuem uma corrente maior. Além disto, dependendo dos recursos ativados no aparelho, a carga via porta USB pode não dar conta e desligar o smartphone. Isso dificilmente acontecerá com carregadores de tomada de boa qualidade.

por: Mauricio Bruginski

veja também