MENU

Geral

16 serviços que o Google presta que talvez você não conheça

16 serviços que o Google presta que talvez você não conheça

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

Pode-se dizer que o Google é um universo de serviços, para tudo e para todos. Seja para uso pessoal ou profissional, a gigante das buscas possui uma vasta gama de soluções que pouco deixam a desejar. Algo que impressiona é a integração entre seus serviços: Se não todos, a grande maioria pode "conversar" entre si, e com isso oferecer uma entrega mais completa.

Entre suas inúmeras soluções, encontramos e-mail, gerenciadores de blogs, gerenciadores de sites, leitores de feeds, calendários de compromissos, editores de documentos, ferramentas avançadas de marketing, dentre muitos outros. Por isso o TechTudo resolveu reunir alguns deles e apresentá-los, de forma que você possa usufruir mais dos serviços gratuitos da Google.

Geral

Das mais diversas ferramentas do Google, encontramos algumas que podem solucionar pequenos problemas no nosso cotidiano, economizando tempo e simplificando processos.

1. Previsão do tempo

Digitando no Google alguma palavra relacionada a tempo, temperatura, clima, juntamente com o nome de uma cidade, ele mostrará a Previsão do tempo, com informações sobre o clima do dia e nos próximos quatro dias;

2. Cotação do dólar

Para saber a Cotação do dólar no dia, basta digitar no campo de busca “1 dólar”. O mesmo vale para outras moedas. Ele trará a cotação do dia em reais. De uma maneira mais avançada, você pode fazer conversões rapidamente colocando "10 reais = ? dólar" (sem aspas). O contrário também funciona, assim como a conversão com outras moedas.

3. Google Docs

Não tem o Microsoft Office? Não tem problema. O Google ajuda você: conheça o Google Docs. O aplicativo funciona diretamente no navegador, trazendo algumas funcionalidades semelhantes ao Microsoft Word, Excel, PowerPoint, entre outros.

4. Google Books

Se você é amante dos livros, pode começar a usar o Google Books para suas pesquisas. Alguns livros, não protegidos por direitos autorais, estão disponíveis para download. Os que possuem reservas têm disponíveis links para a compra ou bibliotecas que possuam o título;

5. Google Agenda

Para não perder nenhum compromisso, seja profissional ou pessoal, use o Google Agenda, um serviço que pode ser acessado pela barra superior do Gmail. Com ele é possível acrescentar compromissos, convidar parceiros para reuniões e ser avisado de atividades por e-mail ou lembretes (inclusive via SMS);

6. Picasa

Este é um excelente serviço para organizar suas fotos. O Picasa possui versões online (registra todas as fotos que foram publicadas em serviços Google) e para desktops (organiza todas as fotos do seu computador e ainda permite publicá-las na sua página);

Ferramentas para Desenvolvimento Web

Seja para uma empresa ou para um empreendedor individual, estar fora da internet é como não existir, e você pode perder a chance de fazer muitos negócios lucrativos. Mas o Google oferece algumas ferramentas para criar e otimizar suas páginas gratuitamente:

7. Google Sites

Com o Google Sites é possível criar páginas de graça, deixando você preocupado com coisas bem simples, como cores e o conteúdo. A forma é toda do Google, e você nem precisa saber de códigos e provedores para usá-lo.

8. Blogger

Para postar notícias rápidas sobre sua empresa, ou ainda fazer um canal sobre um assunto de interesse, é possível criar um blog no Blogger.

9. Google Web Fonts

Designers, administradores de site, e até mesmo quem tenha um blog pessoal está sempre procurando algo para dar uma renovada no layout, e uma boa opção é mudar as fontes. Com o Google Web Fonts, é possível inseri-las no tema do seu site diretamente do servidor do Google;

10. Google Webmasters

Para otimizar e gerenciar sites e blogs, a melhor ferramenta para se trabalhar é o Google Webmasters. O serviço permite aos gerentes de site que administrem suas páginas sem nem mesmo ter que sair do Google.

Ferramentas de Marketing

Para ter um negócio de sucesso na internet é necessário utilizar ferramentas de marketing. E neste quesito o Google possui algumas das melhores opções.

11. Google Adwords

Anunciar no Google está se tornando prática comum até mesmo em empresas de pequeno porte. A possibilidade de segmentação permite que qualquer empresa tenha oportunidade de ter sua divulgação através do Google Adwords.

O investimento cabe em qualquer bolso, e você só anuncia nas palavras que você desejar. Quer um exemplo? Se você administra uma padaria, você pode comprar um espaço na palavra "pão". Assim, quando alguém procurar por pão no Google, a sua empresa aparecerá no espaço dedicado à publicidade.

12. Google Insights

Útil para quem quer fazer uma campanha online no Adwords, o Google Insights é uma ótima ferramenta para te ajudar a fazer pesquisas por determinadas palavra(s)-chave ou termo(s), filtrando tudo por local, data e categoria. Assim, você pode saber se realmente existe procura pelos termos que você gostaria de anunciar;

13. Google Analytics

Para quem tem campanha de marketing online no Google Adwords, ou para quem precisa monitorar o tráfego em seu site ou blog, o Google Analytics é indispensável para medir a audiência do seu site e descobrir de onde vieram essa visitas. Sua segmentação avançada permite que você analise profundamente as pessoas que acessam o seu site.

14. Google Alerts

Quer saber quando alguém publicar algo sobre determinada palavra, expressão ou site na internet? Ou então quem sabe um emprego? O Google Alerts pode ser usado para isso e muito mais. A partir de configuração, além de escolher os termos, é possível escolher onde deseja receber os resultados, se no e-mail ou no leitor de notícias.

Exemplo: por que não monitorar quando houver o show do seu artista preferido na sua cidade? Basta colocar um alerta para "Luan Santana Rio de Janeiro". Quando um site publicar essas palavras em uma postagem, certamente você ficará sabendo.

Ferramentas para empresas

Para empresas conectadas, a melhor forma de administrar suas informações, facilitando e integrando processo, é utilizar alguns dos serviços oferecidos pelo Google.

15. Google Apps

Se você possui uma empresa, um site ou blog, uma excelente opção é o Google Apps, serviço do Google para uso de domínios próprios. Por ele você pode usar todos os serviços Google, como o Gmail, o Google Docs e a Agenda, usando o endereço do seu site. Saiba mais neste tutorial.

16. Google Places

Nada melhor se a sua empresa aparecesse no topo das buscas no Google, não é mesmo? Adicione suas lojas físicas ao Google Places para ter uma página com as informações básicas no próprio Google. Assim, você terá prioridade de informações sobre qualquer outra fonte.

Ainda existem muitos outros serviços para diversos propósitos. Cabe a você decidir quais são interessantes e úteis para o seu dia a dia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições