21 profissões promissoras da era digital

21 profissões promissoras da era digital

Atualizado: Quarta-feira, 7 Março de 2012 as 10:39

Internet e Redes Socias são as raízes das novas profissões da era digital.

Abaixo você confere uma lista de 21 profissões promissoras nos próximos anos:

 

1) Especialista em análise da web
São engenheiros ou matemáticos encarregados de medir os dados de audiência e publicidade de um site com a finalidade de melhorar seu posicionamento. Sua função principal consiste em interpretar a relação do marketing online com as informações retiradas das estatísticas. 

2) Arquiteto de Informação
São os responsáveis pela estrutura e organização de um portal ou site com o objetivo de melhorar suanavegabilidade. Os arquitetos da informação planificam os elementos para um site seja mais acessível e trabalham em colaboração com programadores e designers gráficos. 

3) Web Designer
Requer conhecimentos de computação gráfica e programas de design, assim como código HTML eJavascript. O web designer deve trabalhar para melhorar o aspecto de um site, sua acessibilidade e também a ordem e seu aspecto estético para atrair novos usuários. 

4) Especialista em usabilidade
O novo profissional tem como principal missão conhecer o que os usuários buscam e querem. Esse pesquisador de mercado ou analista realiza estudos frequentes para saber o que os clientes gostariam que melhorasse no site. Seu saldo salarial varia de 18 a 42 mil euros mensais. 

5) Editor de Conteúdo
São os novos jornalistas digitais. Se encarregam do conteúdo, redação e edição de artigos nas diferentes páginas da web, desde um site corporativo a um jornal digital. 

6) Analista Funcional
Sua função consiste em analisar o funcionamento de novos aplicativos informáticos para que oferecer o máximo de rendimento. 

7) Consultor de e-Business
O especialista em marketing analisa as necessidades de uma empresa na internet. Ele emprega diferentes estratégias para atrair cliente através da internet. 

8) Responsável por e-Commerce
É responsável pelas vendas online de uma empresa. Sua missão consiste em ser a ligação entre a loja de uma página da web com a potência do publico consumidor. 

9) Webmaster
Sua principal função é garantir que um portal online opere da melhor forma possível a nível técnico. Para alcançar o sucesso precisa gerenciar e coordenar uma equipe de técnicos. Segundo o guia INKS, é uma das melhoras profissões com perspectivas de trabalho em longo prazo. 

10) Advogado especialista em internet
O advogado especialista em novas tecnologias trata de tópicos como a contratação online, comércio eletrônico, assinatura digital, proteção de dados, propriedade intelectual e gestão de conteúdos, condições gerais de contratação na web e problemática jurídica dos nomes de domínio, entre outras questões. 

11) Responsável de Marketing de Filiais
É o intermediador entre empresas e anunciantes em uma categoria de publicidade onde os anunciantes só pagam quando há resultados nas traduzíveis em web visitas, vendas ou registros. 

12) Diretor de Marketing Online
É o especialista em contratos publicitários na web e em criar campanhas de promoção de produtos. A função requere formação em Marketing, pesquisa de mercado, Estatística ou Sociologia. 

13) Gerente de Produtos
Esta nova profissão do mundo web está centrada em identificar novas oportunidades, tendências e problemas para o desenvolvimento de produtos com êxito. Se encarrega de realizar as projeções de vendas e trabalhar de forma conjunta com o comércio. Além disso, analisa os resultados obtidos com os produtos já lançados no mercado. 

14) Especialista em SEM (Search Engine Marketing)
É o especialista em marketing de um site para os buscadores. Decide a audiência para qual será dirigida a ação publicitária, as palavras chaves que irão patrocinar e como fazê-lo. Também estabelecem o orçamento necessário. 

15) Especialista em SEO (Search Engine Optimization)
Os especialista em SEO se encarregam de posicionar os conteúdos em site para os buscadore, de maneira que o site se destaque entre as páginas da web por sua competência. A função do SEO consiste em identificar palavras chave, analisar competidores e conseguir que o site da empresa em questão lidere o ranking de motores de busca como o Google. 

16) Administrador de Base de Dados
Mantém as bases de dados que compõe o sistema de informação de uma empresa. Devem ser especialistas em tecnologia da informação, ter conhecimentos de linguagem de consulta SQL e de DBMSpara otimizar as consultas. 

17) Programador
Criam os aplicativos de uma página na web e resolvem os problemas derivados de seu funcionamento. É um perfil com enorme demanda em todos os tipos de empresa. 

18) Chefe de sistemas
Dirige de forma administrativa e técnica as atividades da área de processamento de dados na empresa, organiza a equipe de informática e seleciona o software e hardware que a companhia utiliza. 

19) Técnico de Suporte
Instala, configura e se encarrega de manter os equipamentos informáticos da empresa. Também instala os programas necessários para o uso diário. 

20) Trafficker
Encarregado de gerenciar, implementar e controlar o tráfico de uma página na web. 

21) Gerente de Comunidades e Redes Sociais
Sua principal função consiste na comunicação da empresa com o público através das redes sociais comoFacebook, Twitter e Linkedin. Uma de suas funções consiste em fomentar conversas e debates na rede e interagir com os comentários dos usuários sobre a empresa. Existem variantes na categoria dessa carreira com perfis conhecidos como Responsável por SMO ou Social Media Strategist.

veja também