5 dicas para melhorar seu desempenho no vestibular

5 dicas para melhorar seu desempenho no vestibular

Atualizado: Quinta-feira, 27 Junho de 2013 as 12:02

estudantePreparar-se para o vestibular da universidade na qual você deseja estudar não é uma tarefa simples. Além do esforço dedicado aos estudos, existe a preocupação com a sua performance no dia do exame. Para que você tenha mais chances de conquistar sua vaga na faculdade, confira 5 dicas para melhorar seu desempenho no vestibular:
 
1. Familiarize-se com os exames
Universidades costumam disponibilizar um manual sobre o vestibular. Acesse o site da instituição de ensino na qual você deseja ingressar e procure por essas instruções. Ao saber qual é o formato do exame, quantas questões você terá que responder e em quanto tempo, você ficará melhor preparado e evita estresse durante a prova.
 
2. Entenda como os pontos são calculados
O método utilizado para correção das provas do vestibular varia de acordo com a instituição de ensino. Se você não souber quais são os critérios utilizados pela universidade para a qual você vai realizar o exame, faça o mesmo que foi sugerido na dica anterior: procure pelo manual no site da faculdade. Assim você pode se programar nos estudos, escolhendo quais são as matérias que precisam de mais atenção.
 
3. Pratique preencher cartões de resposta
Mesmo quando você administra seu tempo para terminar a prova no horário correto, você ainda corre o risco de se atrasar devido ao cartão de resposta. Preencher lacunas não é tão simples quanto parece; é cansativo e pode ser demorado. Então, se você praticar, terá muito mais facilidade no momento do exame.
 
4. Faça simulados
Nada funciona melhor para aprimorar seus estudos do que fazer simulados. Você pode testar seus conhecimentos e ainda praticar para o vestibular. Algumas universidades disponibilizam seus exames anteriores nos sites da instituição. Procure por eles e reserve algumas horas para treinar.
 
5. Relaxe
Quando a data do vestibular se aproximar, não queira estudar toda a matéria que você não teve tempo de revisar durante a sua preparação. Reserve pelo menos os últimos cinco dias que antecedem o exame para relaxar. Assim, quando chegar a hora da prova, você estará com a mente descansada e terá um melhor desempenho.
 

veja também